Oficial TV's: tecnologia, recomendações, dúvidas, notícias e afins
bollao escreveu: (13-12-2019, 03:02 PM)Catei uma XBR 65 905F e estou MUITO satisfeito com a qualidade de img e velocidade da TV. Senti que houve uma redução do Input lag com relação a 905E que tbm tenho aqui.

Minha dúvida é: testei alguns filmes Dolby Vision na Netflix. Quais as diferenças para o HDR padrão? Não consegui identificar a olho nu. abcs

Vou puxar uma explicação tirada do meu cu aqui, que é como eu entendo isso. A diferença entre os HDR10 comum vs HDR10+ e DV são os 12bits vs 10bits do HDR, que abre espaço pra mais cores (1 bilhão vs 68 bilhões), e consequentemente, mais granularidade de cores, dependendo de como a pessoa estiver masterizando o conteúdo, e até 4000 nits vs 1500-2000 nits no HDR comum, e dynamic metadata, que eu acho o mais importante.

Quando alguém masteriza um filme, seriado ou whatever em HDR comum, tá meio configurado na metadata (a injeção de conteúdo HDR) o nível de brilho injetado no filme inteiro de uma vez, de uma forma meio flat, e aí você configura a TV pra ajeitar e tal.

Em HDR10+ ou DV, a metadata é dinâmica, frame a frame, ou cena a cena, o que quer dizer que houve um cuidado pra masterizar a cena da uma forma que uma highlight de uma explosão pede só que a área da explosão aumente o brilho, enquanto as outras permaneçam na sua luminosidade padrão, por exemplo, ou menos crushed blacks numa cena mais escura, mas não 100% escura. Grosso modo, ela muda a luminosidade cena a cena dinamicamente. Mas claro, vai depender de como foi masterizado.

Tem filmes/séries que tem uma diferença muito grande entre os 2, outras que mal tem e tal. Depende da TV e como foi masterizado.
Responder

Mensagens neste Tópico
RE: TV's: tecnologia, recomendações, dúvidas, notícias e afins - por Orelha1 - 13-12-2019, 06:58 PM