Oficial TV's: tecnologia, recomendações, dúvidas, notícias e afins
OLED no momento é o melhor painel que tá teno, 48" (não vendida no Brasil), 55", 65" e 77". Não usa backlight, porque é auto-emissivo, ou seja, os pixels ligam e desligam conforme a necessidade, coisa que é impossível com a pouca quantidade de LEDs numa TV comum, então sempre vai vazar um pouco de backlight nas LEDs, manja? Uma cena de um céu estrelado, por exemplo, fica perfeita na OLED, pq a TV consegue desligar o pixels ao redor as estrelas e ligar os pixels feitos pra mostrar as estrelas. A Q80T da vida, tem full array local dimming, ou seja, tem algumas dezenas (centenas? agora não me lembro quantos LEDs esse modelo tem de backlight) de LEDs na traseira, e usa software com um algoritmo que tenta ajeitar o backlight pra escurecer ao redor das estrelas, e nesse caso, pode ocorrer o blooming, que é o vazamento de backlight da parte mais clara pra parte mais escuras. Mas isso depende muito da cena, zonas de local dimming, painel, algoritmo que cuida do local dimming, e etc. Esse exemplo das estrelas costuma ser o mais complicado pras LEDs lidarem. Em vários outros momentos, a Q80T e outros LEDs se sai muito bem até mesmo contra OLEDs. O fato é que, na prática, seria impossível ficar igual ao OLED, principalmente em cenas escuras, embora em certas situações em TVs calibradas, elas possam até chegar perto.

Outro pró, é que painéis OLED são absurdamente rápidos na questão de tempo de resposta. Nem os painéis TN mais top chegam perto, então ela é ótima pra qualquer tipo de jogo, ou assistir esportes.

O lado ruim do OLED:

Burn-in. É mais raro que antigamente, mas ainda pode acontecer. A LG e outras empresas que usam os painéis dela acharam várias maneiras de lidar com isso, seja fazendo um pixel refresh automaticamente com elas desligadas, fazer um shift que mal dá pra ver em logos de emissoras ou HUDs durante o jogo, e etc, e isso tem melhorado a cada ano, e nesses painéis de 2019-2020, eu diria que é bem safe usar até como monitor. Retenção é um mini burn-in que é normal de ocorrer, e some depois de alguns segundos/minutos.

Brilho baixo, principalmente se for pra ser usada em salas bem iluminadas, e se a cena em questão for pesada no brilho, e pegar muito da tela. Apesar de funcionar muito bem com HDR, principalmente em locais escuros, pode-se perder os highlights em certas cenas onde o brilho deveria ser maior do que o mostrado na TV, pq as OLEDs não podem exagerar no brilho, pq os LEDs são orgânicos, e quanto mais brilho, mais rápido eles se degradam. Pra salas muito iluminadas, onde aumentar o brilho seria a forma de combater os reflexos, não recomendam muito as OLEDs, pq novamente, não vai poder aumentar tanto o brilho. É tão tenso que as OLEDs tem ABL (automatic brightness limiter), pro brilho não ficar muito alto e degradar o painel mais rapidamente (e pra não puxar muita energia tb). Se não existisse, pode ter certeza que muita gente ia ter OLED durando 3-4 anos só. Parece um deal-breaker, mas eu não acho que seja, pelo menos não pra mim, que uso TV mais no escuro mesmo, mas a diferença entre LEDs top e OLEDs existe nesse quesito, e em certos modelos, a OLED não dá nem pro cheiro.

Onde as LEDs ganham:

0 chance de burn-in ou retenção

Brilho máximo e mantido em tela bem maior que as OLED

Certas modelos mid/high-end de LEDs, quando calibradas, podem chegar perto da imagem de uma OLED custando uma fração do preço, mas isso depende muito da cena

Preço, apesar das Samsung serem caras pq reasons (na verdade é pq ela é a Apple das TVs, vende pra caralho todo ano mesmo com nerfs e mudanças idiotas na linha dela)

Não é a Q80T, mas sim a Q90T, mas dá pra ter uma ideia das diferenças:

Pule pra 10:04 pra um exemplo do brilho em HDR que eu falei.
Responder

Mensagens neste Tópico
RE: TV's: tecnologia, recomendações, dúvidas, notícias e afins - por Orelha1 - 30-12-2020, 12:14 PM