Ragnus Lif escreveu: (24-09-2021, 03:54 PM)Nintendo é a única que consegue manter exclusivo pq a produção de um jogo dela, mesmo os grandes ainda tem custo baixo
Não chegam a 200 milhões, ela não quer gráfico ultra realista ou motion capture, ou gente famosa de Hollywood no cast
Como eu dúvido que a Sony mude a forma de produzir jogo, a melhor solução é ser multi e lançar pra tudo que é plataforma, aumentar o preço do jogo pra 70 doletas tá dando retorno merda, pq galera só vai esperar promoção ou pegar jogo usado
Sony tem que começar a capitalizar mais nas IPs dela pra fora de games.
Nintendo hoje em dia é sólida por N motivos, dentre eles a força das IPs e como é fácil monetizar elas de N maneiras. Fora o dinheiro de jogo, ela viveu até hoje merchandise, e graças ao Iwata/fracasso do Wii U, nos anos recentes tá começando a diversificar mais ainda (jogos mobile, filme, parque de diversões, mais parcerias com marcas famosas, etc.).
Lançar jogo na Steam é uma boa tática pra Sony apresentar as IPs dela pra pessoas de fora do ecossistema Playstation e eventualmente trazer eles pra plataforma deles. Mas sei lá, não vejo isso funcionando muito bem a longo prazo, porque você passa a ideia de que, se você não se incomodar de esperar, você não precisa comprar um aparelho de U$500. A Nintendo tem uma intenção indêntica a da Sony nesse quesito (apresentar a IP pra um público maior) através dos jogos mobile dela, sem o ônus de eliminar uma possível venda de um jogo no Switch, já que são experiências diferentes.
O chato da Sony pra capitalizar por fora é que ela tem muitas IPs que não são tão versáteis e ela se vende muito como a máquina de jogos com foco em gameplay bom + narrativa. Não vejo ela conseguindo sucesso no mobile se ela não necessariamente seguir uma rota tipo algo com escopo de um jogo tipo Genshin Impact, no sentido de ser uma experiência AAA pra mobile.
Acho massa ela tentar arriscar com o Wipeout que anunciaram semana passada, mas ajuda muito que essa é uma IP que é praticamente pra todas as idades. E por mais que ela tenha outras que ela ainda usa em jogos (Sackboy, Ratchet) os big guns da Sony são jogos mais maduros e com foco maio em narrativa, e sei lá como você apresenta isso pra outros públicos senão lançando o jogo full na Steam de uma vez.
Mas pelo menos a Sony tá começando a levar a sério a questão de adaptar as IPs dela pra série/cinema. Acho que dá pra sair frutos muito bons disso.