22-01-2022, 10:48 AM
(Última alteração: 22-01-2022, 10:52 AM por viceprince.)
Nickelodeon escreveu: (22-01-2022, 10:27 AM)Microsoft tá longe de ser um monopólio, a indústria dos games inteira ainda é maior que eles, mas se continuar nesse ritmo, indústria dos games vai virar a mesma coisa que a indústria do cinema e TV, com umas 5 empresas controlando tudo.O grande ponto em cima da monopólio é que se for avaliar, mesmo a marca XBOX sempre com resultados financeiros bem abaixos de Sony e Nintendo (na maioria das gerações), com a compra da Actvsision ela está a dois movimentos (comprar EA e Take Two) de ter o monopólio do mercado americano em vários dos gêneros mais importantes.
Com Bethesda e Activision ela passa a ter pelo menos uns 60% dos FPS mais importantes. Se tivesse EA com MoH, BF, Titan Fall e Apex Legends, passaria a ter no mínimo uns 80% dos que importam.
EA e Take Two monopolizam o mercado de jogos de esporte, tendo apenas PES que está morrendo e MLB (da Sony) como franquias com alguma relevância fora dessas duas. EA com a compra da Codemaster passou a ter mais monopólio sobre as franquias de corrida.
De WRPG com Bethesda, Obsidian e InXile Games, basicamente só sobraria a Bioware para a marca XBOX não ter uma boa parcela das franquias mais importantes.
Tudo isso, sem contar o efeito dominó que se um serviço como Game Pass tiver por exemplo todo esse catálogo das empresas mais importantes em sua assinatura (e já tem EA Play só que sem jogos oferecidos dayone), Ubisoft, Warner e alguma outra grande que estou esquecendo, vão ser mais canibalizados e com maiores dificuldades de vendas terão que aceitar a se submeter ao grupo comandando a situação.
Quer dizer, não existe um monopólio, mas desde o crash da indústria, nunca estivemos tão próximos de ver isso acontecer e por parte de uma empresa que do ponto de vista financeiro não tem nada que impediria ela de fazer isso.