Nash escreveu: (12-02-2022, 12:16 AM)Rapaz, hoje o mercado de operadoras de internet está tão descentralizado e concorrido que não precisa ter esse medo. Aqui que é um fim de mundo danado já deve ter pelo menos umas 4 empresas de fibra ótica.Não é uma questão de "descentralizado e concorrido", é uma questão de que eles pagam X pela internet, ai "diluem" a internet como se fosse cocaína.
Saí de 20mb que tinha na porcaria da Oi e no qual fiquei preso por anos e anos, para 900mb e isso está acontecendo em todo canto. Consumo de banda de todo mundo que conheço disparou.
Quanto a "torcer", eu não torço por nada, apenas estou avaliando uma tendência óbvia de mercado do qual eu não tenho poder algum para impedir que cresça ou não. Em 10 anos acredito que streaming já vai ter massificado.
Aliás, mesmo nisso pode ter uma tendência de descentralização no futuro, o que seria bem positivo. Vários servidores por grupos independentes e na sua própria cidade, o que te possibilitaria ter acesso a um PC parrudo com baixo lag em qualquer lugar e sem o custo alto de hardware.
Se ficar só nas mãos de mega grupos aí não é bom mesmo, até pelo controle de conteúdo e das limitações que vão te impor de uso de tal hardware.
Como as pessoas não ficam 24 horas por dia usando a banda de internet e em muitos casos acessam os mesmos sites, veem os mesmos videos etc.. você pode ter um servidorzão entre a internet de verdade e os usuários pra evitar que eles usem a banda mesmo.
Por exemplo, esse link dedicado 1gbit segundo, a versão mais baratinha dele sai uns 5000 reais por mes:
https://linkdedicado.me/link-dedicado-1gb-preco/
Se fosse servir conexões de 200 mbit com ela com usuários que ficam torrando da banda 24 horas por dia, teria que cobrar 1000 reais mensais, não os 100 e pouco que eles cobram.
Então não estou nem falando que eles iriam "fazer shaping por pura sacanagem", mas sim que iria chegar num ponto onde a coisa não é mais sustentável.
Bem, eu resolvi fazer as contas e até que paga, até que paga.
Geforce now é uns 15MBPS que pede, e se cada pessoa usando o serviço esta pagando 100 reais por mes, são umas 66 pessoas por gb/s, o que dá 6600 reais, que dá uns 1600 reais de lucro.
Mas youtube, sem cache nem nada é 2.5MBPS (720p), o que permite 400 pessoas por GB/s e da uns 35 mil reais de lucro