Z80a escreveu: (12-02-2022, 01:30 AM)Não é uma questão de "descentralizado e concorrido", é uma questão de que eles pagam X pela internet, ai "diluem" a internet como se fosse cocaína.
Como as pessoas não ficam 24 horas por dia usando a banda de internet e em muitos casos acessam os mesmos sites, veem os mesmos videos etc.. você pode ter um servidorzão entre a internet de verdade e os usuários pra evitar que eles usem a banda mesmo.
Por exemplo, esse link dedicado 1gbit segundo, a versão mais baratinha dele sai uns 5000 reais por mes:
https://linkdedicado.me/link-dedicado-1gb-preco/
Se fosse servir conexões de 200 mbit com ela com usuários que ficam torrando da banda 24 horas por dia, teria que cobrar 1000 reais mensais, não os 100 e pouco que eles cobram.
Então não estou nem falando que eles iriam "fazer shaping por pura sacanagem", mas sim que iria chegar num ponto onde a coisa não é mais sustentável.
Bem, eu resolvi fazer as contas e até que paga, até que paga.
Geforce now é uns 15MBPS que pede, e se cada pessoa usando o serviço esta pagando 100 reais por mes, são umas 66 pessoas por gb/s, o que dá 6600 reais, que dá uns 1600 reais de lucro.
Mas youtube, sem cache nem nada é 2.5MBPS (720p), o que permite 400 pessoas por GB/s e da uns 35 mil reais de lucro
Vai continuar diluída. Ninguém fica torrando banda 24 horas por dia (aliás, até tem, mas usuário "normal" não é assim), ninguém joga o dia todo, o povo tem o que fazer. Vai ter picos em grandes lançamentos e é isso.
Esse apocalipse que vc imagina não tem pq ocorrer, aliás, o bitrate que oferecem já é uma porcaria e nem tão acima do que se gasta em vídeo, Xcloud é na casa dos 3GB/hora.
Devo gastar mais por mês fazendo download no Steam do que gastaria jogando umas 2-3 horas por dia.
MS tá passando da hora de trocar a compressão por HEVC, o que também ajudaria muito no quesito qualidade/banda.
Quanto a provedora de internet daqui, até oferece iptv para todo mundo (infelizmente só canal aberto, claro, mas de meio mundo), para ter uma ideia da preocupação de uso de banda.
EDIT: Fiz a verificação de consumo aqui, ao invés de pegar na net e dá mais. Xcloud é ~5GB/hora e Geforce Experience é uns 10-15GB/hora, dependendo da configuração de banda que vc especificar, isso para 1080p 60fps, em plano pago imagino que dê para consumir bem mais.
Youtube 1080p 60fps é uns 3GB/hora.