14-03-2022, 01:19 AM
viceprince escreveu: (14-03-2022, 01:08 AM)Eu concordo com você que existe muita discussão de acessibilidade que é falada da boca pra fora, mas existe uma parcela de pessoas que realmente não gostam de jogos difíceis e historicamente descontam nota por isso (reduzindo médias de jogos). Óbvio que tem vários jogos difíceis, com a cadência de Elden Ring, de nicho, que tem médias altas, mas uma aclamação como 96 eu não lembro de outro caso.Não digo nem por ser da boca pra fora, pelo contrário, seria até meio contraditório de certa forma você dizer que o jogo deveria ser mais acessível para que mais jogadores possam curtir o ótimo jogo e no seu veredito implicar que não é tão ótimo assim.
Se você pegar uma lista com os melhores avaliados de todos os tempos, verá jogos acessíveis (em facilidade e complexidade), com apelo para um público mais universal e pouco nichado.
É que a discussão sempre gira ao redor desses jogos da From, mas boa parte dos jogos aclamados por aí não são lá tão acessíveis, se pensando especificamente em quem de fato precisa, não só em quem tem preguiça. Jogos da Naughty Dog antes dos mais novos não deixavam nem remapear os botões livremente, por exemplo, coisa que Sekiro já permite. Os mais novos, especialmente The Last of Us 2, são muito elogiados e merecidamente por conta das opções de acessibilidade, mas a falta delas nunca impediu o estúdio e seus jogos de serem vistos como expoentes máximos da indústria.
O 96 especificamente é o bônus de open world, jornalista ama essa porcaria, por algum motivo. Só ver as lixeiras da Rockstar. Mas Dark Souls II, Bloodborne e Sekiro todos têm 90+ e já dentro do contexto dessas discussões de "Souls deveria ter modo fácil", e no caso de Sekiro sendo ainda mais crítico, visto que o jogo não tem os summons que são regularmente defendidos como "o easy mode de Souls", enquanto que tem dois diferentes tipos de Hard Mode que podem até ser combinados.