14-03-2022, 01:33 AM
Gbraga escreveu: (14-03-2022, 01:19 AM)Não digo nem por ser da boca pra fora, pelo contrário, seria até meio contraditório de certa forma você dizer que o jogo deveria ser mais acessível para que mais jogadores possam curtir o ótimo jogo e no seu veredito implicar que não é tão ótimo assim.Esse negócio de jogos oferecerem mais acessibilidade é algo bem recente (de uns quatro anos para cá), então acho que não dá pra exigir isso retrospectivamente como uma demanda da imprensa para jogos mais antigos, mas quando eu falo em acessibilidade é simplificando uma série de outras coisas que foram demanda ao logo dos anos, como experiência de usuário, levar em conta a qualidade de vida do usuário (saves, checkpoints, sistema de retry, níveis de dificuldade, etc) e outros aspectos que circularam as discussões em torno dos jogos derivados de Souls desde que Demon's Souls se popularizou.
É que a discussão sempre gira ao redor desses jogos da From, mas boa parte dos jogos aclamados por aí não são lá tão acessíveis, se pensando especificamente em quem de fato precisa, não só em quem tem preguiça. Jogos da Naughty Dog antes dos mais novos não deixavam nem remapear os botões livremente, por exemplo, coisa que Sekiro já permite. Os mais novos, especialmente The Last of Us 2, são muito elogiados e merecidamente por conta das opções de acessibilidade, mas a falta delas nunca impediu o estúdio e seus jogos de serem vistos como expoentes máximos da indústria.
O 96 especificamente é o bônus de open world, jornalista ama essa porcaria, por algum motivo. Só ver as lixeiras da Rockstar. Mas Dark Souls II, Bloodborne e Sekiro todos têm 90+ e já dentro do contexto dessas discussões de "Souls deveria ter modo fácil", e no caso de Sekiro sendo ainda mais crítico, visto que o jogo não tem os summons que são regularmente defendidos como "o easy mode de Souls", enquanto que tem dois diferentes tipos de Hard Mode que podem até ser combinados.
Acho que basicamente a divergência entre nossas opiniões é que eu identifico as notas "bônus" em relação aos Souls anteriores como resultado de uma parte da imprensa omitindo sua insatisfação com esses pontos que antes influenciavam em algumas notas e você acha que é por ser open world.