14-03-2022, 01:39 AM
viceprince escreveu: (14-03-2022, 01:33 AM)Esse negócio de jogos oferecerem mais acessibilidade é algo bem recente (de uns quatro anos para cá), então acho que não dá pra exigir isso retrospectivamente como uma demanda da imprensa para jogos mais antigos, mas quando eu falo em acessibilidade é simplificando uma série de outras coisas que foram demanda ao logo dos anos, como experiência de usuário, levar em conta a qualidade de vida do usuário (saves, checkpoints, sistema de retry, níveis de dificuldade, etc) e outros aspectos que circularam as discussões em torno dos jogos derivados de Souls desde que Demon's Souls se popularizou.Em questão de saves Souls sempre foi ultra generoso, o jogo basicamente salva a cada passo seu. Checkpoints/retry Elden Ring na verdade é bem mais permissivo que os outros da série sim, tem checkpoints além das "bonfires" que te colocam direto na luta em que você morreu. Não estão lá em todo lugar, mas basicamente em toda parte que os devs esperavam que os jogadores fossem morrer frequentemente.
Acho que basicamente a divergência entre nossas opiniões é que eu identifico as notas "bônus" em relação aos Souls anteriores como resultado de uma parte da imprensa omitindo sua insatisfação com esses pontos que antes influenciavam em algumas notas e você acha que é por ser open world.
Claro que ainda não é algo totalmente acessível, mas se o que impedia Bloodborne de ser 96 em vez de 92 era isso, então foi "melhorado" sim. Não é como se a nota tivesse subido sem nada ter mudado.