14-03-2022, 09:35 AM
Gbraga escreveu: (14-03-2022, 01:39 AM)Em questão de saves Souls sempre foi ultra generoso, o jogo basicamente salva a cada passo seu. Checkpoints/retry Elden Ring na verdade é bem mais permissivo que os outros da série sim, tem checkpoints além das "bonfires" que te colocam direto na luta em que você morreu. Não estão lá em todo lugar, mas basicamente em toda parte que os devs esperavam que os jogadores fossem morrer frequentemente.Expliquei mal porque pensei que fosse conhecido que, para alguns, o problema do "save" citado em Souls não era do jogo não ter um sistema que registra tudo que você faz, mas sim a impossibilidade de ser customizável no sentido de que o jogador não quer ter perdas em sua progressão, tendo que administrar suas almas tendo que recuperá-la em caso de derrotas , tendo que sentir o peso de ser derrotado a ponto de ter que jogar numa candência mais cuidadosa, etc.
Claro que ainda não é algo totalmente acessível, mas se o que impedia Bloodborne de ser 96 em vez de 92 era isso, então foi "melhorado" sim. Não é como se a nota tivesse subido sem nada ter mudado.
Sei que a série conforme o tempo foi tendo melhorias nesses aspectos, mas assim como Horizon II melhorou tudo que existia de defeito nos jogos anteriores e continua sendo um produto para o mesmo perfil de público, tenho impressão que a essência dessa filosofia de design de Souls continua presente até nos jogos recentes.
Além de não ter jogado Elden Ring, evitei correr atrás de muitas informações para não ter minha experiência influenciada por terceiros, mas do pouco que escutei (me corrija se eu estiver errado) é que esse esquema de checkpoint que você falou é uma pequena concessão porque seria inviável num jogo de mundo aberto com alto nível de desafio ter que obrigar o jogador a retroceder muito, ou seja, uma pequena compensação por um jogo que preserva as características básicas dessa filosofia de design.
Eu tendo a concordar que se um individuo diminuísse a nota de jogos da From especificamente por ausência de checkpoint ele poderia ter sua nota elevada para esse jogo, assim como especificamente quem tem problemas de escolher qual classe jogar ou qual tipo de arma usar aumentaria sua nota em Sekiro, mas imagino que o perfil do público que enxerga esses diversos elementos que descrevi como algo que desagrada, encontra nesses jogos características muito parecidas a ponto que sua opinião geral não mudaria significativamente de modo que alguém que não aprovasse um, tornaria o outro 10/10.
Em resumo, eu não estou falando que acho estranho alguém que dava 9 para Bloodborne dar 9,2 para Elden Ring, mas sim que de 96% de aclamação (perceba que não estou falando da nota) da imprensa que Sekiro teve (no Open Critic), Elden Ring passe a ter 99%. Esses 3% de "convertidos" que me causam estranheza e principalmente apenas os menos de 1% que não aclamaram um jogo com essas características.