12-07-2022, 01:30 AM
Z80a escreveu: (11-07-2022, 11:48 PM)Isso faria ele ficar "borrando" numa direção especifica, ao invés de ter motion blur pra todas as direções que os braços e pernas etc.. vão.
Mas de qualquer forma, seria uma técnica absurdamente cara, e não acho que funcionaria com inserção de fundo necessariamente usando as técnicas da época.
Se eu não me engano, pra colar um bonequinho na cena, você tem que fazer uma "mascara preta" dele, re-filmar a cena com a mascara por cima, e ai juntar os dois filmes e re-projetar de novo etc..
De fato.
Bom, vc me obrigou a ir procurar num livro de efeitos especiais que a Wikipedia cita e que por um acaso eu tenho. E por causa disso acabei achando mais algumas coisas na Internet (o Google-fu não tava funcionando).
Enfim: Usaram Go-motion no Dragonslayer, que é um filme de 1981. A técnica envolveu essencialmente prender varas em uma ponta nas partes do boneco que se mexem, na outra em motores de passo presos em um rig (foto abaixo) que fica em cima de uma dolly, e esses motores ligados em controladoras. O animador vai lá e faz a animação dele do mesmo jeito que faz com stop motion, mas no lugar de fotografar o boneco, os movimentos dele são registrados num computador. Depois, filmam também como se fossem fazer em stop motion, deixando o obturador da câmera aberto mais tempo. Nisso o computador faz as varas (e nisso os membros, cabeça, etc. do bicho) se moverem um pouco, interpolando entre duas posições, dando o efeito de motion blur. As varas são tiradas depois com uma máscara (ótica, no caso).
![[Imagem: 92eda73052b64393ad90ca1845512b25.jpg]](https://i.pinimg.com/originals/92/ed/a7/92eda73052b64393ad90ca1845512b25.jpg)
Mais infos disso aqui:
https://monsterlegacy.net/2013/04/14/ver...ve-part-3/
Já no Jurassic Park... pelo que dá pra entender nessa entrevista aqui, eles usaram stop motion combinado com morphing (digital) pra fazer o motion blur, tb interpolando entre duas posições, mas dessa vez usando fotos mesmo.
Suponho que aquele teste ali tenha usado isso.
Citação:Craig Hayes (computer interface engineer, Tippett Studio): Basically all the full-motion dinosaurs were going to be foam, latex, aluminium and steel armature stop-motion puppets, that would then be shot on bluescreen. And they would be composited and also further motion blurred with computer graphics.
Brian Knep: That was actually the first thing I did on Jurassic Park at ILM, these tests to make the go-motion look less ‘jumpy’ by adding motion blur. It was a bit of experimental project where we took some of the software that was used to do 2D morphing on Willow – MORF – and we created a way where we could take two frames of stop-motion animation and basically create a morph between them. Then we would render that morph at, let’s say, 60 different states midway between the frames and then composite all those to create a fake motion blur.
Craig Hayes: When I saw the first motion blur tests applied to stop-motion animation, I was kind of flabbergasted. It was just really exciting because it just filled in so many of the blanks in ways that even to a certain extent the go-motion stuff didn’t do.
Brian Knep: We got some good results but it was very slow and a pain in the ass. At the same time I was working on that, [CG animator] Steve ‘Spaz’ Williams and [co-visual effects supervisor] Mark Dippe and some of the other folks were working on some secret 3D tests.
Agora, por que não usar go-motion no Robocop, que foi feito 6 anos depois...