Oficial TV's: tecnologia, recomendações, dúvidas, notícias e afins
Decidi pegar a QN90B de 50" (a QN90A já praticamente saiu de linha).

Sempre usei TVs de entrada porque achava que a diferença não era tão grande, mas quero o bom upscaling para conteúdos 1080p e usar o máximo do PS5 (o HDR da minha 4K de entrada - modelo de 2018 - é muito ruim). Também a tecnologia eARC me interessa, pois uso Home Theater e a minha TV atual (que tem só ARC) não consegue passar dados de áudio HD.

Quanto ao tamanho, vi que a de 55" ficaria muito no limite do conforto visual para usos do dia a dia (como assistir a jornal, lives do Youtube, esportes). Fosse para só jogar e ver filmes, acho que valeria. Pesou também o fato de a minha caixa central do Home Theater ser relativamente alta, o que me obriga a instalar a minha atual TV de 49" na parede e em altura um pouco acima do que eu gostaria - então o centro da TV de 55" ficaria ainda mais alto, e arriscaria um desconforto maior.

Li muitos testes e estudos sobre tamanho, e, para quem eventualmente tiver a mesma dúvida, segue uma fórmula fácil para calcular o ideal: 1) pegue a distância entre a tela e o sofá e a converta em polegadas (no google mesmo); 2) divida esse valor por 1,6; 3) o resultado é o tamanho aproximado ideal para o espaço.

Por exemplo: uma sala com 2,30m de distância equivale a 90,55", que, divididos por 1,6, dá 56,59". Então nesse cenário, uma TV de 55" seria o ideal.

Esse cálculo toma como premissa que o melhor conforto é aquele em que a tela preenche 30º do seu ângulo de visão. Para quem quer uma TV exclusivamente para assistir a filmes e séries, vale considerar os parâmetros da THX, que se baseiam em um ângulo de visão ideal de 40º (salvo engano, aí poderia dividir por 1,4, mas teria que confirmar isso).

No meu caso o cálculo deu em torno de 52", então poderia arredondar para baixo (50") ou para cima (55"). Mas como a altura está acima do que eu poderia colocar por conta da minha caixa central, vou ter que optar pela tela de 50" mesmo
Responder

Mensagens neste Tópico
RE: TV's: tecnologia, recomendações, dúvidas, notícias e afins - por KoaLLa - 27-07-2022, 08:29 PM