17-09-2022, 12:44 PM
Z80a escreveu: (17-09-2022, 11:51 AM)Então, nesse caso você esta falando de uma versão nova do jogo.Pessoalmente eu acho que sempre há uma demanda em qualquer segmento da indústria cultural por relançamentos, novas edições, adaptações ou obras refeitas, ainda que sempre o melhor cenário é o consumidor ter a opção de não se ver obrigado a recomprar o que tinha por impossibilidade de acesso.
E aqueles inumeros "remasters" que são literalmente o mesmo jogo só que com uma resolução maior?
Ou sem querer cutucar uma certa empresa de cor vermelha, mas jogos absolutamente identicos em todos os aspectos?
Os inúmeros remasters variam muito de caso e de situação, não dá pra adotar uma regra comum para tudo. Por exemplo, na geração PS3 a ausência de retrocompatibilidade forçava os principais jogos da geração anterior a serem adaptados para os novos consoles, mas em contrapartida uma boa parte deles vinha como coletânea de dois ou três jogos no pacote com o adicional de troféus que trazia um novo apelo para um público que gostava desses jogos nos "128 bits". Por conta dessa característica, mesmo quem tinha por exemplo God of War II no PS2, queria os remasters para completar a coleção, ter troféus e acesso a uma melhor performance, ainda que tivesse que pagar por isso, os pacotes não pareciam caros e eram produtos bem completos.
Da geração PS4 pra cá, é menos comum remasters em formato de coletânea, mas é comum serem versões definitivas com todos DLCs e conteúdo destravados, sendo um meio termo entre o tradicional remaster com as "GOTY Edition". Me parecem um produto de pouco apelo no lançamento, mas que com queda de preços acabam sendo substitutos melhores do que as versões anteriores e todo conteúdo comprado adicionalmente.
E também tem os ports de Switch, que dependendo com caso acrescentam conteúdo novo de qualidade "Super Mario 3D World", mas que também tem ports simples que basicamente só trazem uma versão acessível de um jogo que estava preso no Wii U.