Wander escreveu: (27-12-2022, 09:41 AM)O povo fã de JRPG não odiou ele por causa de modinha open world, mas pq a série quase sempre teve mundos grandes com muita exploração e ele ia contra isso. Ainda mais pq estávamos vindo de FFXII, q é um dos mais abertos da série, se não o mais.Foi o que eu disse. FFXII deu a expectativa de algo ainda mais aberto, mas a moda open world também influenciou esse desejo por mundos muito abertos a exploração (que de fato já era uma tradição na série).
E já ouvi muito essa comparação com FFX, mas tem dois pontos: FFX sempre permitiu voltar a maior parte do mundo a pé se vc quisesse; e o jogo é amado pq construiu um universo de fantasia muito bem feito, sólido, com uma mitologia própria, línguas, e personagens cativantes, marcantes, etc. Bem ao contrário do XIII.
O XIII irritava muito por ser um jogo q te teletransporta de uma localidade pra outra através de cutscenes, não te deixando voltar. Vc se sente jogando um jogo de fases, não um JRPG com exploração. O FFX tinha uma transição linear na maior parte do tempo, mas o mundo era orgânico e compacto.
Quanto à comparação com FFX, eu não lembro o suficiente dos dois jogos para fazer a comparação antes de rejogar ambos, mas lembro que meu sentimento na época foi o de que não era muito diferente não. Principalmente porque eu mesmo não retornava para áreas anteriores em FFX, sempre seguia em frente. Sobre o universo de FFX ser melhor, isso é subjetivo e não muito relevante na comparação de estrutura. Particularmente, sempre achei a história e universo de FFX meio overrated.