25-01-2023, 08:04 PM
Orelha1 escreveu: (25-01-2023, 04:36 PM)É uma tecnologia muito da foda. Próximos Mass Effect e Dragon Age com certeza usarão, nem que seja em menor escala.
Interessante. É possível que seja esse Jali mesmo.
Mas achei a animação da demo muito melhor que a do Hogwarts. Pode ser que tenha uma disparidade de versões da IA aí... sei lá. Se for mesmo a tal, né? A Nvidia tem algo do tipo, mas só a versão mais recente é satisfatória. Pelo menos pra uso com personagens realistas.
Assim, usar-se IA pra animar um personagem apenas usando uma trilha de áudio é impressionante. Nisso concordo. Mas a animação em si não tá legal ainda.
Eu tava achando que tivesse sido animado à mão não por causa de falta de sincronia (por exemplo, do personagem ficar com a boca fechada quando sai o som de uma vogal). Mas por causa de duas outras coisas: A velocidade do movimento (o de uma pessoa real é muito mais espasmódico que aquele) e a deformação do lábio. Às vezes vai demais, às vezes de menos, e o formato que a boca fica é muito irreal.
Essencialmente é aquilo que eu reclamo sempre: personagem realista com movimento de desenho animado (ou o inverso). Fica bizarro.
Animação (labial, entenda-se) à mão geralmente é ruim comparado com mocap ou filme porque os animadores ficam tentando acertar os fonemas. Os "P", "F", "Th"... e aí ou não bate com o som, ou fica exagerado como nesse video do Hogwarts. Uma bocona muito aberta, lábios muito apertados sem nenhuma indicação disso no áudio...
A Bioware de fato precisa de algo assim mesmo. Eles nunca foram bons nisso. Vc vê que, quando começa uma cutscene com diálogo no Mass Effect, qualquer um deles, enquanto o corpo se move muito bem (porque é um set feito em mocap), a cabeça parece um personagem do Thunderbirds.
Mas sim, IA é o caminho pra jogos com muitos personagens.