31-03-2023, 11:24 AM
InuK9 escreveu: (31-03-2023, 11:05 AM)Mas no exemplo de SF5 especificamente (e de vários jogos de luta que permitem controle com digital ou analógico) o SOCD cleaning no Pad é feito por software apenas. O ponto do vídeo em específico foi que não há argumento que vc possa fazer pra banir um controle que não bana o outro. "ah mas é possível dar super em 3 frames". Arcade sticks no Sf4 permitiam uma janela de 3 frames em links de lights de 1 frame com select planking que é impossível no pad e não vi nenhum pad player chorando por causa disso. Questão de escolha.Os jogos foram projetados pra serem jogados de uma certa forma. A dev não tem como botar algo no jogo deles que sequer existe a aquela altura (embora a partir de um determinado momento tenha sido possível jogar no teclado, mas aí por meios não oficiais, então whatever).
Se pegar MVC3 Vanilla por exemplo, eu posso segurar os dois lados no controle simultaneamente e defender de ambos os lados, ignorando qualquer mixup de esquerda/direita pois nem o controle e nem o software nesse caso possuem nenhum tipo de SOCD cleaning. Isso é cheating ou é culpa da dev por não pensar nisso?
O ponto é que o SOCD de jogos modernos deveria ser feito por software (e os devs iriam decidir o que é melhor pro jogo) e de jogos antigos deveria ser como que tá hoje.
Se o hardware te dá uma clara vantagem, em uma plataforma (o jogo) que não foi pensado pra se usar aquilo, eu tenho que dizer que é cheating, sim. Ou todo mundo que quiser jogar aquilo competitivamente vai ter que (ou se sentir forçado a) trocar de controle. Mesma coisa (e imagino que já devam ter usado esse argumento infinitas vezes) comparar FPS com joypad vs. mouse e teclado.
Com jogos antigos o cara provavelmente não poderia jogar em torneio com um controle que desse vantagens assim. Na real acho que o torneio deveria ter os controles próprios... Tudo padronizado direitinho. Online pouco importa pq não dá pra ter controle sobre, no pun intended.
(a não ser que o console detectasse e dissesse "este jogo só pode ser jogado com o joypad oficial... blablá")
Jogo moderno sim, concordo que o software tem que decidir. Mas o hardware tem que ser compliant com aquilo.