![[Imagem: 1619470054760-untitled-2.png]](https://video-images.vice.com/articles/608726e5bf1a500094e040d7/lede/1619470054760-untitled-2.png)
Chibi-Robo terminado.

A mecânica principal em si tem nada a ver, mas eu lembrei bastante de Pikmin enquanto jogava ele: é o mesmo loop de você zanzar pelo mundão procurando recursos, liberando caminhos (tanto pra progredir quanto criar atalhos pra agilizar revisitas) tudo num limite de tempo (que aqui é tanto a duração do dia em si quanto a bateria do Chibi-Robo em si).
Me surpreendeu que eu nem achei o jogo excepcional, mas mesmo assim fiquei triste quando notei que tava acabando, de tão bom que é o pacing e de tão gostosinho que foi jogar.

O jogo é bem mais story driven do que eu imaginava, e como eu to jogando em JP, isso deu uma alongada forte no meu tempo pra ficar tentando ler tudo o que todo mundo falava. Mas é uma história bem surpreendente até. Não vou dizer que a história fica dark, mas tem uns momentos bem emocionais considerando que é um jogo de robozinho limpar a casa, hahaha
A idade do jogo se entrega aqui e ali, mas muito longe de tirar a graça de alguma coisa. Acho que o único ponto que me incomodou mesmo foi não ter 100% de certeza de onde eu consigo chegar no cenário: rolou algumas vezes de eu ignorar uma porção do cenário inteira por completo por não ter sacado de primeira que dava pra chegar de alguma forma criativa. Mas mesmo em JP (que eu compreendo no máximo 70% de tudo o que tá sendo dito) eu só vi necessidade de usar guia nessa reta final, então acho que tudo bem.
Nunca joguei a versão de Cube, então não sei quais são as melhorias que a versão de Wii (que eu joguei) trouxe. Mas pelo menos sei que um dos benefícios é poder jogar em Widescreen, então gg.
Deu vontade de ir ver o resto da série, apesar de que só tem mais 2 jogos 'tradicionais' e o resto é tudo spin-off. Vou nem me dar ao trabalho de procurar as sequências de DS no ML porque ficou tudo caro pra caralho. Em vez disso vou caçar as versões japonesas que são troco de bala mesmo.