Saitou escreveu: (25-04-2023, 07:08 AM)Eu vou esperar umas 2 ou 3 gerações de placa mesmo, isso dá uns 6 anos?
Normalmente o ciclo são 2 anos mesmo, mas às vezes, pode chegar 2 anos e meio, ou um pouco mais. Até chegar a série 6000, tua 3070 vai ter virado peso de papel quase, ao menos pra jogar no nível que tu joga agora.
Chozo Master escreveu: (25-04-2023, 09:03 AM)Do jeito que tudo é GPU bound, nem sei se upgrade de CPU faria diferença aqui.
Aliás, como é que se nota que a CPU tá limitando algo? Por % de utilização?
Sim, usa algum ferramenta tipo afterburner + rtss pra checar o uso de CPU. Hoje em dia, com CPUs usando trocentos cores, é raro elas serem usadas 100% em todos os cores e threads, mas quando isso acontecia nas minhas CPUs antigas, a sensação de stutter de CPU arregando é pior que a de GPU. No i5 quad core, por exemplo, o dualshock chegava a parar de responder, pq ele era emulado, e o serviço não tinha prioridade (resolvia aumentando a prioridade dele).Quando tu tá 100% GPU bound, sem contar stutter por causa de vram, a sensação do drop de FPS é "melhor".
Saitou escreveu: (25-04-2023, 09:31 AM)Pior que tem uns jogos CPU bound, e é a pior coisa, pois dá stuttering no máximo ou mínimo
É muito ruim. E também é mais chato pra resolver. Normalmente com GPU, tu pode tacar no low, inclusive texturas, e pode voltar a fluir. Com a CPU, se baixar as opções de level of detail ou alguma outra similar, que pese na CPU, não for o suficiente, vai ficar com o gargalo lá.
Chozo Master escreveu: (25-04-2023, 10:46 AM)Mas stuttering e performance baixa tb é causado por GPU (principalmente textura com pouca VRAM).
Como saber se vai ter um ganho de performance com upgrade de CPU?
Aí tu vai ter que pesquisar sobre né, pq cada jogo age diferente. Ainda hoje, a gente tem muito jogos single thread, ou os que gostam mais de 3D cache. Os vídeo de versus do Hardware Unboxed são muito bons pra isso, pq eles tem dados de CPUs mais antigas.
Bio escreveu: (25-04-2023, 10:49 AM)pagar 4k pra jogar jogo velho e indie é de foder
É o preço né. 500 dóla lá fora vira 4k aqui em praticamente tudo. De certa forma, é ainda pior pros aya neo ou gpu win da vida, pq eles são mais premium e custam 700-1000 dóla. É um bagulho de nicho.
O steam deck também saiu numa época de transição da gen. Daqui pra frente, vai ficar cada vez mais tenso rodar AAA nele.