viceprince escreveu: (30-04-2023, 10:10 AM)Como eu sempre disse e o Chozo chilicava, é preciso entender a natureza de cada mídia ao invés de fazer qualquer inferência tola sem evidência. Em literatura mesmo, eu vejo um número muito maior de pessoas comprando ebooks (e livros físicos também) do que pagando pelo kindle unlimited.
é uma discussão muito boa para ser travada.
Assinatura dificilmente vá substituir vendas, mas ela tem uma posição bem forte no mercado e no interesse das massas. Boa parte de amigos que parou de jogar na gen passada, estão voltando seja pela Plus extra ou pelo Gamepass, eles querem comodidade.
Temos que levar em conta que todo tipo de tecnologia esta minando nossa forma de consumir conteúdo, no mundo corporativo, cada vez adota-se mais, integração, e custeamento único, as pessoas cada vez menos querem burocracia para ter acesso a plataformas, softwares ou serviços. Esse comportamento se reflete toda nossa vida.
Eu mesmo acho que ir a uma loja comprar jogos é um EVENTO. Comprar uma mídia fisica em um marketplace me passa sensação de trabalho. Agora, descontar a mensalidade da assinatura e simplesmente ligar o console, baixar o game e jogar virou um padrão. E sim ja deixei de comprar jogo pelo "trabalho" ou "espera" que ele iria gerar.
Esse tipo de comportamento que torna IAs extremamente efetivas e, de certa maneira, perigosas. Fazer menos e extrair mais