Chozo Master escreveu: (25-05-2023, 02:08 PM)Como vcs lidam com a caralhada de configuração dos jogos?
Minha reação é geralmente colocar tudo no máximo, ver o estrago e ir diminuindo pra realidade até chegar nos 60fps. Mas como saber qual redução traz o melhor impacto em termos de não reduzir mt o visual e dar um ganho substancial de fps?
Tem mudança que vc não vê mt diferença e ganha performance (geralmente entre High e Ultra), e tem mudança que vc vê diferença mas não muda o FPS exceto em certas partes.
Por exemplo: fiquei perdido nos menus de RE4. Tirei o efeito de cabelo e Ray Tracing por serem os mais pesados (acho), mas a partir daí onde ir primeiro?
Os jogos deveriam ter uma scene rodando no background do menu enquanto vc configura pra ajudar nas comparações. Abrir menu/Navegar até opção/Fechar/Testar/Repetir é mt cansativo.
Se for procurar otimizações na web, elas tendem a reduzir muito a IQ e focam bastante em FPS alto. O ideal seria compilar uma estimativa de ganho em cada opção por jogo.
Normalmente a DF já tem um vídeo falando sobre, ou então eu descubro problemas usando os tópicos de PC do resetera, guru 3d ou beyond3d, e às vezes, acaba rolando um vídeo bem decente de um desconhecido, tipo esse do hogwarts:
Se o menu não for lixo, já tem como ter uma noção do impacto de certas opções. Apesar de estar longe de ser algo padronizado na indústria, mais e mais ports tem as fotinhas do lado pra mostrar as diferenças, mesmo que algumas sejam pobres. Jogos da Ubi tem isso por padrão faz muito tempo já, por exemplo.
Se tu já tem costume de jogar no PC, tem efeitos que tu sabe que comem fps "atoa" no ultra. Tipo, volumetric normalmente é pesado pra porra, e escala com a resolução. Se botar no low, light shafts e :fumaca: ficam super low res quadriculadas e feias pra porra, mas no ultra, elas pesam demais. Normalmente boto no high ou médio e gg. Sombras, depende muito do jogo, mas ultra ficam marginalmente mais high res do que high quase que no geral, e se o time tiver feito um esforcinho extra, vai ter um setting pra distância de render de sombra também. LoD eu deixo no ultra, e se a CPU não tankar (Redfall recentemente), high ou até medium se não tiver pop up extremo. Vegetação, tiro até ficar ok, pra não virar grassgate. Textura é vram e por aí vai.
Agora, tem efeitos que às vezes vem juntos num setting só. Jogos usando a Frostbite, e jogos com menus cagados que usam settings da UE4 base, tipo Jedi Fallen Order e Survivor e Redfall fazem isso (low, medium, high e epic somente, sem nenhum diferenciação entre eles). Aí o post processing, que junta motion blur, ambient occlusion e outros efeitos, ficam num setting só, e diminuir 1 tico abaixo todos os efeitos melhora performance legal. No vídeo do Hogwarts acima, o cabra descobriu que o "effects" mexe não só na densidade de partículas, como na qualidade do material de certas superfícies, qualidade dos reflexos do SSR no ultra em certas superfícies e até o alcance da GI, e "post processing" mexe no ambient occlusion, contact shadows e sabe Deus o que mais.
Mas no caso do RE4, o resto não faz muita diferença. O cabelinho é pesado, e RT idem, mas o resto, tirando talvez as sombras no ultra, e volumétricas, mal fazem diferença. Os settings de jogos como Gears 5, TLOU ou RDR2 podem ser até exagerados às vezes, mas pelo menos eles tem todas as opções lá pra configurar.
TLDR: Faço o mesmo que você, jogo no ultra e depois vou baixando os settings, dependendo se eu consigo ou não sentir diferença, mas também já tenho uma noção do que não deixar de cara no ultra, como postei lá em cima. Sempre assisto um vídeo da DF antes, pra ter noção dos problemas e settings, ou vejo um tópico de performance da versão PC em algum fórum.