Wander escreveu: (31-05-2023, 03:33 PM)Eu acho q isso é uma ilusão, e explico porquê. O PS4 é um hardware melhor, e tem uma usabilidade superior à do PS3 tbm. Mas boa parte da gameteca do PS4 é formada por muitos relançamentos de jogos do PS3, coletâneas de franquias como Uncharted, The Last of Us, Yakuza, Devil May Cry, Bayonetta, Sleeping Dogs, Vanquish, GoW 3, Dark Souls 1, 2 e 3 Remastered, e por aí vai. São ótimos jogos, mas são jogos do PS3 portados pro PS4. É mérito do PS3 neste caso.
O PS3 teve todos esses jogos e mais vários outros, como Demon's Souls, Heavenly Sword, Castlevania LoS, MGS4, Infamous 1 e 2, Assassin's Creed 1, 2, 3 e Brotherhood, Max Payne 3, Tales of Graces F, Xillia, Vesperia, FFXIII, RDR, GTA4, Ballad of Tony não sei das qtas, GTA5, dois Elder Scrolls, Splinter Cell Conviction, Bioshock 1, 2 e Infinite, Heavy Rain, Beyond: Two Souls, Siren, Binary Domain, Batman (trilogia Arkham), vários Ratchet and Clank, Rayman Origins e Legends, entre muitos outros. Entre esses, tem multis, mas são jogos daquela gen.
Agora, se pegarmos exclusivamente o q é da gen PS4, sem ser remaster, temos o q? MGSV: TPP e Ground Zeroes, RDR2, FFXV, KH3, Tales of Arise, GoW 2018 e Ragnarok, Sekiro e Bloodborne, Spiderman e Miles Morales, Infamous Second Son e sua DLC, Witcher 3, Assassin's Creed Unity, Odyssey, Valhalla e Syndicate, Yakuza 6, 7 e Judgement, Uncharted 4 e o das feministas, Ratchet and Clank, The Last of Us 2, Batman Arkham Knight... Teve bem menos coisa pra jogar, as pessoas se iludem pq misturam com a montanha de remasters q saíram pro console. Mas esses remasters são jogos originalmente feitos pra PS3/360 ou até mesmo PS2, como no caso dos KHs e FFXII.
Na verdade não é pelos remasters, e sim pelos indies, que ganharam muito mais proeminência e qualidade na última geração. Uma lacuna muito grande que existia na geração PS3 era o gênero Metroidvania, que com os indies passou a ter seleção farta. Além disso, muitos jogos PC centric passaram a ganhar ports para consoles, como Divinity Original Sin 2, Diablo, Wasteland, dentre outros CRPG como Disco Elysium .
Com relação a franquias, algumas ganharam força, outras perderam força, algumas franquias novas surgiram, outras desapareceram. Isso é muito relativo. Por exemplo, não teve Dragon Quest no PS3, não teve Ys, não teve Monster Hunter, não teve Persona (no PS3 só saiu no Japão, nem conta para nós). Você mencionou Yakuza, mas no PS4 a franquia nunca foi melhor: 0, 6, 7, fora Kiwawi e Kiwawi 2 e os dois Judgement.
Se pegar pelo Metacritic (não é o melhor critério, mas é um critério relevante), o PS3 tem 559 jogos "verdinhos" (75 para cima) enquanto o PS4 tem 906. Mesmo se você tirar os relançamentos (e não vejo porque faria isso, já que o PS3 também teve os seus), a diferença é grande.
No PS4 de relevante só ficou faltando mesmo GTA6 e um Elder's Scrolls. No geral é uma biblioteca bem mais equilibrada e diversificada que a do PS3.