14-06-2023, 02:57 PM
Light Blade escreveu: (14-06-2023, 12:32 PM)
Agora, REALMENTE fechado, com 112 horasMano, o jogo tem um normal ending, true ending, epílogo e true epílogo
Meus agradecimentos ao Bruno pelo lembrete, senão iria passar completamente batido essa parte. E sim, vi no Reddit que isso foi proposital da Falcom, não era bug… LOPES
Depois de altíssima expectativa, me sinto satisfeito por tudo o que a história me apresentou até o momento atual… A saga de Erebonia chega ao fim, da melhor forma possível.
Review time!
Gráficos: Permanecem os mesmos de Cold Steel III, sem tirar nem pôr… Até a UI é a mesma do jogo anterior xD Roda liso a 60 fps com poucas quedas no combate, mas com alto nível de detalhes (dado o staff da Falcom) o que mostra que a engine da Sony chegou no limite. Em Reverie será a última vez em que essa engine será usada antes da nova saga se iniciar.
OST: Continua boa! Mas senti saudade da música dos templos do II xD Não foi tão bem encaixada como em CSIII, mas ainda bem satisfatória.
Gameplay: Também o mesmo de CSIIITem features pontuais, como (spoiler da história) o demon unleashed do Rean (realmente apelação) e a ordem do Valimar (final do jogo), mas as novidades mesmo "apenas" são o aumento de BP de 5 pra 7 (no final ajuda oceanos) e equipar o sub master quartz em qualquer char… Contando com as ordens OP, o jogo fica divertido de brincar, mas prefiro sofrer no normal mesmo
Se bobear na ordem, é RIP na lata.
História: Logicamente esse é O motivo de jogar esse jogoSe Cold Steel III pode ser considerado o clímax dramático, Cold Steel IV é uma conclusão dramática. Devido a isso, o jogo não fica com a sensação do Azure, em que começa já na quinta marcha e vai ao infinito
![]()
O lore inteiro da série converge pra esse jogo, dado que devido às circunstâncias extremas, personagens de toda a série dão as caras no jogo, cumprindo todo o lore realizado ou mostrado em jogos anteriores. Destaque pro Osborne, melhor anti vilão já feito em um jogo, tendo seu background escrito desde o Trails FC… Coisa fina
Porém, tem um probleminha… Pelo fato de haverem MUITOS personagens devido à situação, as cenas com pouco espaço de cenário ficaram bem apertadasA Class VII já é enorme, tem a adição de mais 4 chars da nova geração da classe, e ainda tem as parties da Estelle e do Lloyd… Além dos outros amigos que aparecem na história e são jogáveis
Fica estranho, maaas devido às circunstâncias, não é um ponto negativo. Agora sei o porquê do Kuro ter uma party mais enxuta (como Zero / Azure), ajuda oceanos nesse aspecto.
No fim das contas, final feliz pra todosRean tem namoradinha (AGORA VAI), Crossbell está livre (vai depender do novo presidente de Calvard também, saberemos no Kuro), Olivier casou com a Schera (ok, caiu uma lágrima)...
Porém…
Tem o…
E P Í L O G O
Nos vemos no Reverie xD
Nota: 10/10, mas CSIII melhor because clímax feelings
A Falcom foi filha da puta

Eu por sorte, pesquisando alguma coisa vi uma screnshot dessa cena secreta, e falei: "pera, não vi isso não".
Achei super importante avisar, pq...neh?