22-06-2023, 11:10 AM
(Última alteração: 22-06-2023, 11:12 AM por viceprince.)
Wander escreveu: (22-06-2023, 10:41 AM)Quando o MC é usado apenas pra te dar uma ideia rápida sobre a recepção de um jogo, é ok. O q não faz nenhum sentido é querer usar isso como o parâmetro máximo de avaliação de um jogo. Pegando novamente o exemplo de Destiny, para um grupo de pessoas, um FPS com foco em competição online é algo maravilhoso, pois essas pessoas gostam de testar sua precisão nos tiros, seus reflexos, rapidez, tomada de decisões; agora, pra outro grupo de pessoas, eu incluso, uma experiência single player intensa, com uma história interessante, bom layout de fases, etc., é mais valiosa.Eu acho bom usar o MC/OC como pontapé inicial para você encontrar opiniões gerais sobre um jogo, sem necessariamente procurar confirmação para suas opiniões prévias, mas sim, tudo depende de uma série de fatores e o ideal é o público fazer uma espécie de análise sobre os próprios critérios por traz de certas tendências ou preferências de determinadas épocas e veículos de imprensa.
Por isso faz bem mais sentido ir até um site com opiniões q vc costuma concordar e ler a respeito dos pontos positivos e negativos do jogo antes de resolver comprá-lo.
Também é preciso perceber que certos gêneros são nichados e a nota geral não corresponde a quanto aquele jogo foi considerado o melhor naquele ano. O exemplo mais recente que me vem a mente foi o ano que Forza Horizon tinha as melhores médias do ano, mas além dele sequer ser indicado na categoria melhor do ano da TGA, nos prêmios individuais de cada site, revista e fórum, ele também tomava pau de outros concorrentes com médias bem piores. Isso porque na hora de avaliá-lo tecnicamente não se via motivos para tirar pontos dele ou no que ele poderia ser melhor, mas as pessoas tendem a achar experiências de outros gêneros melhores do que de corrida, mesmo em jogos que tenham tecnicamente mais defeitos.
É inclusive o que penso em relação aos seus exemplos, eu sinto mais prazer em jogar um JRPG nota 7 do que um MOBA nota 10, por outro lado, se fosse pago para avaliar jogos, tentaria ser o mais criterioso possível e entender que aquele MOBA num contexto mais geral e universal é um produto melhor do que o JRPG mediano que tanto me agrada. E nesse exemplo hipotético, mesmo se minha nota pra esse MOBA fosse muito alta, dificilmente ele entraria no meu top 10 do ano.