06-07-2023, 05:54 PM
Comecei Pikmin 2 no Wii aqui.
Quando anunciaram a volta das underground caves do 2 pro Pikmin 4 eu fiquei bem cabreiro, porque eu lembrava ser algo que eu não curti no jogo original. Mas acabei explorando várias na demo do 4 semana passada e achei surpreendentemente boas, o que me deixou intrigado com o porquê de eu não curtir no jogo original.
E no fim, o problema é basicamente tamanho delas mermo. No 4, pelo menos pela demo, elas funcionam como ótimos meios de quebrar a rotina: tu desce, faz 2 andares rapidinho e já volta, e isso vale pra todas as disponíveis ali. Por outro lado, no Pikmin 2 elas são sempre longas. Já na segunda área do jogo a média é 4 ou 5 andares, as vezes com mais que isso até.
As cavernas do 2, no geral, praticamente são só combate + com uma exploração muito fraquinha por serem lugares muito pequenos e com um level design que as vezes é tão pobre que passa a impressão de ser procedural. E isso por si só não é ruim, o problema mesmo é que o bom de Pikmin é explorar lugares desconhecidos e fazer o multi-task de resolver várias coisas com seu exércitozinho. As cavernas não tem nada disso, com o insulto extra de que até agora eu passei mais tempo no underground do que explorando o overworld em si.
Cavernas também não são legais porque elas cagam muito a sua expectativa de quanto vai durar a sessão de jogo. O 1 é legal porque você já sabe que a sessão de jogo vai durar uns 10 minutos (não lembro qual é a duração de um dia de jogo exatamente, mas é por aí), então fica bem fácil cair no loop de "vou jogar só mais um dia". As cavernas tem duração variada, e acabei de pegar duas seguidas que duraram meia hora cada. Resolvi as duas, voltei pro overworld exausto e descobri que ainda não tinha conseguido o que quer que fosse que me permitisse liberar mais áreas no jogo, o que significa que o que quer que eu precise está em uma das duas outras cavernas próximas que eu ainda não vi. Foda.
Pronto, desabafei o meu maior incomodo com o jogo.
Tirando isso though, ainda é uma ótima sequencia do 1, porque tem várias e várias melhoras que fazem toda a diferença. Pegar Pikmin do chão é muito mais rápido; ter um segundo capitão desburocratiza muito a exploração; Pikmins raramente ficam presos na geometria da fase, etc. Fora isso os gráficos deram um belo up, e os Pikmins novos são muito bem vindos, apesar de ser meio decepcionante eles não terem a própria onion.
Quando anunciaram a volta das underground caves do 2 pro Pikmin 4 eu fiquei bem cabreiro, porque eu lembrava ser algo que eu não curti no jogo original. Mas acabei explorando várias na demo do 4 semana passada e achei surpreendentemente boas, o que me deixou intrigado com o porquê de eu não curtir no jogo original.
E no fim, o problema é basicamente tamanho delas mermo. No 4, pelo menos pela demo, elas funcionam como ótimos meios de quebrar a rotina: tu desce, faz 2 andares rapidinho e já volta, e isso vale pra todas as disponíveis ali. Por outro lado, no Pikmin 2 elas são sempre longas. Já na segunda área do jogo a média é 4 ou 5 andares, as vezes com mais que isso até.
As cavernas do 2, no geral, praticamente são só combate + com uma exploração muito fraquinha por serem lugares muito pequenos e com um level design que as vezes é tão pobre que passa a impressão de ser procedural. E isso por si só não é ruim, o problema mesmo é que o bom de Pikmin é explorar lugares desconhecidos e fazer o multi-task de resolver várias coisas com seu exércitozinho. As cavernas não tem nada disso, com o insulto extra de que até agora eu passei mais tempo no underground do que explorando o overworld em si.
Cavernas também não são legais porque elas cagam muito a sua expectativa de quanto vai durar a sessão de jogo. O 1 é legal porque você já sabe que a sessão de jogo vai durar uns 10 minutos (não lembro qual é a duração de um dia de jogo exatamente, mas é por aí), então fica bem fácil cair no loop de "vou jogar só mais um dia". As cavernas tem duração variada, e acabei de pegar duas seguidas que duraram meia hora cada. Resolvi as duas, voltei pro overworld exausto e descobri que ainda não tinha conseguido o que quer que fosse que me permitisse liberar mais áreas no jogo, o que significa que o que quer que eu precise está em uma das duas outras cavernas próximas que eu ainda não vi. Foda.

Pronto, desabafei o meu maior incomodo com o jogo.
