07-07-2023, 01:08 PM
HeRinger escreveu: (07-07-2023, 12:45 PM)Ambos oferecem mais sistemas que potencializam builds que realmente impactam como você vai abordar cada inimigo. Ambos também incentivam melhor a exploração em busca de recursos. FFXVI te joga um amontoado de recursos aleatórios e ainda que você não explore nada, vai ter recurso em abundância para o upgrade dos equipamentos. Em FFXVI não existe aquela necessidade típica de RPG's, a de sair do seu caminho para buscar recursos que possibilitem a melhora do seu personagem. Tudo vem de forma meio automática e linear.
Falando primeiro de Astral Chain. O jogo possui cinco legions diferentes para você equipar, cada um com seu level e sua skill tree. A medida que você sobe o nível de cada Legion, mais skills são disponibilizadas. Você pode equipar em cada Legion diferentes habilidades ativas e passivas, que tem um impacto real no combate.
FFXVI possui os Eikons, mas cada Eikon possui apenas quatro habilidades, cada uma com apenas uma evolução de stat (a segunda apenas habilita a utilização em outra árvore). Além disso, os Eikons não possuem distribuição de nível ou stat, assim que você adquire um, já tem as quatro habilidades disponíveis para usar.
Fora isso o jogo tem o upgrade das suas armas e do Legatus, em um esquema semelhante aos equipamentos de FFXVI. Porém, a diferença quando você atualiza seu equipamento no Astral Chain é mais sentida no combate. Pelo menos eu achei. No FFXVI não senti uma grande diferença no aumento de stats de um upgrade para o outro.
Quanto ao Horizon (pelo menos o Forbidden West), o jogo é cheio de modificadores, dano elemental, diferentes tipos de equipamento, cada um com seus stats próprios que fazem uma boa diferença no combate e na abordagem. Cada pedaço de equipamento em Horizon tem sua própria distribuição de ataque e defesa elemental, além de ter skills com diferentes atributos que favorecem builds distintas (stealth, traps, melee, range, etc).
Ele tem mais elementos RPG do que tanto FFXVI quanto Astral Chain. Além de incentivar consideravelmente mais a exploração e obtenção de recursos para atualizar seu personagem. O mesmo vale para os Assassin's Creed mais recentes.
É importante frisar que eu não acho nem Horizon nem Assassin's Creed necessariamente jogos melhores que FFXVI por conta disso. O meu ponto é que as qualidades de FFXVI são outras, não seus elementos de RPG.
Ah, e na minha lista eu esqueci de mencionar o Jedi Survivor, que também considero ter elementos RPG melhores (não que ele seja mais RPG que FFXVI, mas os poucos elementos RPG dele são usados com maior impacto no gameplay).