10-07-2023, 06:55 PM
HeRinger escreveu: (10-07-2023, 01:22 PM)Como se a fanbase de Final Fantasy concordasse em alguma coisa. Cada um tem seus favoritos e as listas e rankings que a galera faz distoam MUITO. O que é absolutamente normal, porque é uma série que muda bastante coisa de jogo para jogo.
Eu gostei mais do que tanto FFX quanto FFXII. E eu gosto deles dois também, apesar de achar o X um tanto overrated.
Contra isso não posso argumentar. É q eu esperei um pouco de bom senso, pois listas existem aos montes, mas é lógico q tem algumas de gosto mais duvidoso.
Gray Fox escreveu: (10-07-2023, 01:42 PM)FFX acho um dos mais fracos de todos. Ainda mais depois do IX, que é o melhor FF na minha opinião. O X foi o primeiro a capar a experiência. Enfiaram várias dungeons chatas, mataram o world map e o senso se exploração e descoberta que se tinha nos anteriores, de viajar pra uma ilha na pqp e descobrir um summon secreto. O jogo se tornou extremamente linear (não é algo que reclamaria hoje, mas na época que saiu, sim). Na época que joguei, gostei do jogo porque estava anestesiado pelo "FF next gen", mas analisando hoje, acho bem fraco.
Eu concordo q a ausência de world map pesa. Mas, vendo por outro lado, o modelo de progressão de estrada infinita serviu de molde pra muitos JRPGs q vieram vários anos depois. Acho q ficar engessado apenas no modelo de world map limitaria um pouco a variedade de experiências possíveis. Acho q existem jogos com esse modelo de estrada q ainda assim são interessantes na exploração, pois passam um feeling mais realista, sem cidades e dungeons minúsculas no world map.
Sobre dungeons chatas, não concordo, a única coisa q achei enjoada mesmo foram os Cloister of Trials, mas o mundo de Spira é MUITO bem feito, tem toda uma identidade marcante, com línguas próprias e raças diferentes, uma atmosfera fantástica e uma sensação de mais proximidade do jogador com o mundo.
Não acho q esse modelo é melhor q o de world map, é pior. Mas fornece uma experiência bacana tbm à sua própria maneira. E tbm, pelo menos o jogo te deixa voltar, explorar outros locais, não é literalmente uma linha reta como FFXIII q até te teletransporta pra outro cenário por meio de cutscene e não deixa voltar até uns 80% do jogo estarem completos.