Gbraga escreveu: (24-07-2023, 10:26 PM)Não é questão de ser negócio de outro mundo, mas você tá ao mesmo tempo vendendo a ideia de ser bem mais comum que é um overhaul desse nível em emulador ao tratar esse jogo específico como "praticamente emulação", sendo que logo em seguida falou que no emulador que roda esse jogo isso sequer é possível (coisa que eu nem sabia), e também criando um padrão inatingível pro que merece ser chamado de remaster.
Eu concordo que remaster e remake são termos bem prostituídos na indústria, mas se precisa sair do "teoricamente possível com mods" (ainda que na prática não se observe nos anos em que o jogo é emulável) pra ser um remaster, não sobra muita coisa não. Dá um exemplo pelo menos do que Uncharted 1 poderia fazer que te faria pensar "isso é absolutamente impossível em um mero port ou com mods" pra ver o que eu não tô enxergando.
Rapai, falei de forma genérica no sentido que esse tipo de remaster emulador faz algo bem parecido. Vc que tá dando volta no mesmo assunto com sei lá que propósito.
A versão de PS4 ainda é uns 98% do jogo original de PS3 e um jogo de PS3 emulador com mods vc teria 60-120fps, 4k/8k, retexturização é possível e comum em jogos populares, então sim, emulador consegue fazer algo próximo disso e acho muito, muito pouco para chamar de remaster, até comparado a outros remasters.
Se para uns isso é ou não, se o produtor diz isso ou aquilo, whatever. Na minha concepção tá muito mais para port HD mesmo, qualquer port de console para PC já faz isso aí (texturas, draw distance, assets, efeitos melhores, etc), alguém os chama de remaster?
Aliás, o negócio é tão termo de marketing nesse caso, que vamos supor que se ao invés de lançarem essa coletânea para PS4 na época tivesse saído para PC e sem tirar nem por, alguém acha mesmo que chamariam de remaster e não de port? Ganhava um Definitive Edition e olhe lá.