SeuMadruga escreveu: (18-08-2023, 10:19 AM)Acho sempre bizarro que caras importantes igual ele, Miyamoto e afins nem se esforçam em aprender inglês pelo menos, não sei se os jovens desenvolvedores japoneses estão aprendendo no mínimo inglês para se comunicar.
Como falaram que FF é "mais relevante" atualmente no Ocidente, não falar o mínimo do inglês é bem vagabundice hein
Não sei sobre a fala, mas o Miyamoto pelo menos dizem que entende muito bem hoje em dia.

Mas, pelo menos no caso da Nintendo, eles preferem parear os devs de alto escalão como tradutores fixos (no caso do Miyamoto, é quase sempre o Bill Trinnen), pra realmente remover absolutamente qualquer tipo de probabilidade de gerar mal entendidos. O que faz sentido pra uma empresa como a Nintendo que é obcecada em cuidar bem da própria imagem e das IPs.
No mais, a real é que eles não tem nenhum incentivo pro pessoal ter um inglês CRAQUE. A Nintendo do Japão é 99,9% composta só por japoneses, e todos os estúdios de suporte (tipo Monolith) também são. Então não tem nem espaço pra inglês. O Miyamoto deve ser um ponto mais fora da curva (por conta de projetos como o filme com a Illumination e afins), mas ctz que os leads de projetos como Splatoon ou Mario Kart não devem usar inglês nunca durante o trabalho. Então nem valeria a pena forçar o pessoal a ficar fluente se só usariam essa skill pra entrevistas com gringos e afins. Melhor só pegar um tradutor brabo e deixar os hôme trabalhá.