27-12-2023, 08:52 PM
Imigrante Italiano escreveu: (27-12-2023, 08:08 PM)
Terminei Pikmin 3 Deluxe.
O jogo é uma grande evolução em relação aos anteriores em vários aspectos, como fases mais bonitas e complexas, controles modernizados e chefes mais criativos. Até a história é um tantinho mais elaborada que antes. Pular cutscenes vai ser uma benção quando eu quiser rejogar.
Pikmin 3 é mais parecido com o 1, sem as cavernas e tempo infinito do 2. Por um lado isso foca nos pontos fortes da franquia, mas por outro faz o 2 ainda ser melhor em relação à profundidade do conteúdo, digamos assim. Tem mais "carne". Embora quase tudo no gameplay foi melhorado, tem um ou dois aspectos que ficaram piores, como não poder mais controlar o exército diretamente com o segundo analógico (que agora é usado pra controlar a câmera, então acaba sendo uma troca).
Mission é uma versão expandida do modo de pontuação estilo arcade do primeiro jogo, Side Stories por outro lado explica um pouco mais da história, com vários cenários únicos de gameplay. No geral, ambos modos extras são ótimos para aproveitar mais o gameplay do jogo, o que compensa a falta de profundidade que mencionei antes.
Ainda não sei qual acho melhor, Pikmin 2 ou 3. Ambos tem pontos fortes e fracos diferentes. O que eu sei é que 3 Deluxe é bom pra caramba.
Amo Pikmin 3, mas a crítica à profundidade do jogo é super válida. E olha que tu jogou o Deluxe, que justamente introduziu as side-stories como conteúdo novo. No Wii U eu terminei e fiquei com um puta sentimento de "mas já?!". Provavelmente isso foi culpa do desenvolvimento rushado (era pra ser o grande jogo de lançamento do Wii U mas só saiu uns 6 meses depois).
Rejoguei a série inteira esse ano pra me preparar pro 4, e mantenho que o 2 é o que eu menos curto justamente pelas cavernas darem muito foco pra combate (que não é o forte da série), fora o fato de que as cavernas são semi-procedurais, o que deixa o level design geralmente não muito interessante. E mesmo assim, a quantidade de conteúdo do 2 nem se compara com o 1 e o 3 nesse sentido, é um jogo muito maior. Só de todo fim de caverna ter um upgrade pro gameplay já é torna a experiência bem dahora.
De todo modo, quero ver suas impressões quando jogar o 4. Acho que eles fizeram um ótimo trabalho de pegar todos os melhores aspectos da série e juntar numa experiência bem redondinha.