Wander escreveu: (14-02-2024, 04:47 PM)Que portátil é esse? Roda basicamente o q nele? Fiquei curioso agora.
Excelente pergunta! Fiquei a tarde toda dando F5 pra ver se alguém me perguntava sobre isso.
Tem 2 conceitos meio diferentes nessa foto, então vou explicar por partes.
O Evercade (que não é o aparelho da foto) é basicamente um portátil feito pra galera que curte jogo retrô. Entretanto, ele não é um desses portáteis pra instalar emulador. Em vez disso, ele roda cartuchos proprietários que a empresa lança regularmente. A maioria dos cartuchos são coletâneas de jogos antigos, tudo licenciado oficialmente com as publishers e afins. Dá pra conectar o portátil numa TV e jogar na telona também, apesar de que hoje em dia também existe o Evercade Vs. que é a versão console de mesa da mesma empresa que serve à mesma finalidade (ambos rodam os mesmos cartuchos).
Eles tem uma biblioteca até que bem grandinha considerando que é um console de nicho, que é um mix de coletâneas de jogo velho (tanto de PC, console e arcade antigo) e jogos modernos (leia-se, um jogo feito recentemente porém pensado pra uma plataforma antiga, como o Goodboy Galaxy aí em cima que é um jogo pra GBA em pleno 2023). Todos os cartuchos deles são lançados lá fora por ~20 dólares, o que eu acho bem baratin dado a proposta.
Sempre tive muita curiosidade de jogar umas paradas dessas, mas tava cabreiro de pagar U$120+ no console e não jogar nada.
------
Agora sobre o portátil da foto. A mesma empresa lançou uma linha de portáteis low-budget lá fora, chamado Super Pocket, que tem dois 'sabores': Capcom e Taito. Cada um deles vem com um número X de joguinhos das respectivas empresas na memória.
![[Imagem: suepr-pocket-07-13-23-1.jpg]](https://media.nichegamer.com/wp-content/uploads/2023/07/suepr-pocket-07-13-23-1.jpg)
Eles não tem features muito absurdas como os outros consoles da empresa, PORÉM O grande tchans desse portátil é que eles tem um slot de jogos de Evercade embutido, então qualquer cartucho lançado até hoje também roda nesse portatilzinho. Como ele é bem mais baratinho e calhou da minha esposa viajar pro exterior, pedi pra ela trazer um desses + 2 jogos.
Moral da história: gostei pacas, e agora tô animado pra comprar mais coisas dessa bagaça. O único porém é que os jogos são bem caros no bananistão, então vou me aproveitar de amigos indo no exterior pra aumentar a coleção, mas eu já fiz paz com a ideia de que eu nunca vou ter a coleção 100% completa.

Próximo colega viajando pra gringolandia é mês que vem, e nessa devo pegar as duas coletâneas de Duke Nukem