14-02-2024, 07:37 PM
(Última alteração: 14-02-2024, 07:39 PM por viceprince.)
Gbraga escreveu: (14-02-2024, 06:54 PM)Mas Miles Morales não é só "um jogo curto", é um jogo criado em cima de assets feitos durante 5 anos pra outro jogo. Não dá pra todo jogo ser uma expansão. Não entendo porque a Insomniac usa esse exemplo, é extremamente desonesto. Jogo de PS3 saía 2~3 anos sendo feito do zero. Precisam desescalar MUITO além disso.Sem dúvidas, mas penso que uma parcela significativa dos jogos da Sony poderiam se mesclar nesse tipo de lançamento, então digamos que de qualquer maneira aumentaria a oferta de lançamentos e ainda assim existiriam projetos maiores e mais ambiciosos.
Aliás, é interessante você citar a Insomniac que é justamente o estúdio da Sony mais eficiente e que a maioria considera que é pura competência, mas penso que tem mais relação com o escopo dos jogos mesmo e com franquias que reaproveitam muito conteúdo já criado.
Em meio a um Spider Man curto reaproveitando cidade e assets como Miles Morales, um jogo curto com as bases já bem definidas como Ratchet & Clank e uma sequência que tem tempo considerável de desenvolvimento como Spider Man 2 o estúdio consegue ser muito mais produtivo que a média, porque mantém um sistema de desenvolvimento que mescla a super produção AAAA com jogos mais rápidos e baratos (mesmo continuando a ter o padrão de investimento de AAA).
Seja por vendas ou por recepção o estúdio deve ser o atual modelo de produtividade para Sony, então a empresa vai tentar fazer com que mais estúdios tentem replicar esse padrão.