18-02-2024, 12:27 PM
(Última alteração: 18-02-2024, 12:32 PM por viceprince.)
Genesis escreveu: (18-02-2024, 12:13 PM)Não dá pra comparar PS2 e Switch. Em 2005 o PS2 custava apenas 99 dólares. Corrigido pela inflação acumulada nos EUA isso daria 145 dólares. O Switch tem 3 modelos, e o mais vendido atualmente é o OLED. Supondo que 60% das vendas atuais sejam do OLED, e 20% dos demais, cada um, o preço médio fica em 310 dólares. É mais que o dobro do valor ajustado pela inflação do PS2. Sem mencionar a queda de preço de 66% do console da Sony. No caso da Nintendo, considerando a proporção de vendas, é como se o preço tivesse até subido. É um feito enorme esse do menino Switch, e tudo isso mesmo sofrendo com emuladores no PC. Muita gente nem precisou comprar por isso. PS2 só recebeu emuladores viáveis bem depois de 2010.Como assim, inventar o valor médio de 310 dólares como comparação se quem comprava o PS2 já atingia o limite de valor? Não é possível saber qual valor o público do PS2 estaria disposto a gastar num modelo premium porque esse não existiu. E essa porcentagem de estimativa de quanto vendeu cada modelo, ao invés de servir para fazer um preço médio, deveria servir para medir quanto de cada modelo é relativo a base instalada.
E os outros parâmetros de "mérito" você também tirou do cu, porque o PS2 também tinha concorrentes com preço aproximado (algo que o Switch não teve), o PS2 como console de mesa justificava menos uma família ter mais de um (o próprio sujeito que comprou meu Switch usado, comprou porque a filha dele pegava o console dele para jogar Fortnite e ele queria um só para ele). O novo modelo do PS2 não teve melhoria como o Oled que oferece uma tela que quem comprou o modelo anterior pode ter interesse num novo upgrade.
E isso tudo que eu falei não se aplica apenas ao Switch, todo console portátil tem esse tipo de vantagem de ter base instalada grande por ser um produto de uso mais pessoal, por ter novos modelos que trazem melhorias substanciais, enquanto um console de mesa é um produto mais coletivo/familiar que até geração passada, os novos modelos só visavam cortar coisas e reduzir preços.