28-02-2024, 01:06 PM
Kotonete escreveu: (28-02-2024, 11:38 AM)Hmmm, entendiEu concordo que isso seria favorável, o problema é que essas franquias mais diversas e arriscadas da Sony nunca foram comercialmente interessantes. Inclusivo o "bom" Sackboy vendeu miséria tanto no console, quanto no PC.
Tem N motivos pra Nintendo se manter sustentável com esse modelo de negócio. Mas acho que um deles tem total a ver com o que o camarada HeRinger falou: a Sony (de uns anos pra cá) tá meio que mirando sempre no mesmo público, enquanto a Nintendo tá sempre mantendo um portfólio diversificado mesmo que o investimento nesses outros jogos sejam menores. Ninguém aqui vai usar Endless Ocean como exemplo de grande exclusivo pro Switch esse ano (tirando eu), mas ele vai trazer um público legal e provavelmente vai dar lucro.
Japan Studios faz falta porque eles faziam vários desses jogos mais rápidos de desenvolver/menores que existiam na época do PS3 que eram lançados entre os jogos gigantes. Um Patapon por exemplo hoje em dia não vai dar grana o suficiente pra Sony comprar prédios, mas duvido que não fosse dar lucro. Tanto que os devs do Patapon lançaram um kickstarter pra uma sequencia espiritual e a campanha gerou 10x mais o que eles tinham pedido.
Sony tentou muito lançar jogos diversos na geração passada e todos tiveram resultados financeiros inexpressivos ou ruins.
É bizarro imaginar que, por exemplo, um Luigi's Mansion 3 exclusivo para Switch vendeu bem mais do que qualquer RE multiplataforma que tem muito mais marketing, sucesso de crítica, mídia e conversa ao redor. Não tem como outra empresa conseguir um público tão fiel que consome coisas nesse nível.
Outro porém é que exclusivo de menor escopo e mais diverso da própria Sony concorre com jogo 3rd que está integralmente na plataforma, Nintendo com muito menos jogos multiplataforma consegue explorar melhor subgêneros sem concorrência.