Kotonete escreveu: (15-05-2024, 11:33 PM)Como tamo chegando perto do início oficial da jogatina do Live a Live, vou postar uma lista de coisas que eu gostaria de ter sabido antes de jogar com base na minha experiência do Remake. Escrevi tudo tentando ser o mais genérico o possível pra não spoilar nada, mas vou deixar em spoiler mesmo assim pra quem quiser evitar.
Sugestão Geral: Pra galera do remake: não estraga a experiência jogar com o indicador de main objective ligado: os caras que implementaram foram sagazes e na maioria das vezes que o jogo quer que você se sinta perdido por algum motivo, eles vão lá e desligam temporariamente. Mas pra quem quer curtir 100% do jogo, não se deixem ficar só seguindo o waypoint: todos os capítulos tem coisas extras pra fazer.
Mas fica heads-up: o capítulo final vai soltar a sua mão foda quanto a isso. Até dá pra deixar o waypoint ligado, mas não vai servir pra nada.
Japão Antigo: O jogo te dá a dica de que você pode vencer o capítulo sem matar ninguém, e de fato tem como fazer isso, mas tentar fazer isso pra primeira run é um um pouco frustrante: o castelo é enorme, não linear e cheio de 'armadilhas' que vão te forçar a engajar em uma luta e eventualmente matar alguém (coisa de 'deixar de fazer algo no começo vai gerar uma luta obrigatória lá pro final). Pra quem realmente quiser fazer uma rota pacifista aqui, se prepare pra reiniciar o save várias vezes ou jogue com um guia aberto.
China Imperial: Com poucos minutos de jogo você vai ter encontrado 3 discípulos pra treinar. Um que é muito rápido, um que é muito forte e um último que é fraco porém corajoso. Pode parecer que o perfil desse último é indicador de que ele é o "certo"/ o mais "protagonista" por ser um perfil muito padrão em cultura pop, mas não tem essa aqui não: lide com os 3 discípulos como achar melhor, dê os itens que você quiser pra quem quiser e etc: não existe um específico que está destinado a virar o lider ou algo do tipo, ou um que pelo roteiro vai ficar muito mais forte que os outros.
Pré-História: O único softlock que levei no jogo foi aqui. Basicamente: quando tu tem uma party de 3 e é forçado a explorar uma área grande, eventualmente tu vai chegar numa caverna pra história continuar. Salve antes de entrar na caverna, porque uma vez que você entra, a história vai te prender ali por um tempo até rolar uma luta importante, mas não tem como grindar no meio tempo. Cheguei lá underlevel e tive de reiniciar o save.
Outra coisa da Pré-história: já no começo do jogo tu tem acesso a um NPC que te ajuda a combinar itens como pedras e grama pra criar itens novos. Eu acabei nem encontrando esse cara porque a gimmick dos NPCs desse capítulo não usarem palavras pra se comunicar me cansou um pouco, mas esse é um que vale insistir e falar com todo mundo pra encontrar. Esse cara nem tá escondido ou algo do tipo, só vacilei em não ser mais curioso
Presente: É só um detalhe, mas esse aqui é tão curto e diferente do resto que eu nem recomendo jogar primeiro. Achei legal deixar ele como algo pra mudar um pouco a rotina entre capítulos grandes.
Futuro Distante: Existe um videogame que dá pra jogar durante a missão. Jogar ele até o fim te dá uma recompensa, mas só vale a pena insistir no jogo depois que você trombar com um item que é um Memory Card. Até dá pra zerar sem esse item, mas você não vai receber a recompensa pelo esforço.
Capítulo Final: logo no começo, o jogo vai te pedir pra escolher um personagem como protagonista do capítulo. Só queria frisar que QUALQUER personagem que você escolher aqui é válido: você não vai ter nenhuma dificuldade a mais/a história não vai ficar pior só porque resolveu escolher alguém que seja considerado muito diferente dos outros personagens seja por motivo narrativo ou de gameplay.
Obrigado pelas dicas. Apenas não ficou claro porque o ponto no mapa é melhor desligar. Joguei a versão SNES e do que joguei era bem linear. Não sei como ficou no Remake.
Pré historia parece a mais difícil e eu vou lá primeiro.