Oficial Senua’s Saga: Hellblade II [Microsoft+Ninja Theory]
+Xbox Series X|S +Game Pass +xCloud +Steam
viceprince escreveu: (24-05-2024, 11:11 PM)Eu adoro um tipo de experiência visual mais contemplativa com um ritmo lento, com a câmera passeando por detalhes que só compõe uma paisagem ou com um plano de fundo que só serve como uma janela para a realidade, justamente por ser um contraponto à noção contemporânea de tédio e produtividade. Há valor nas diferentes percepções de tempos e ritmos que se entrelaçam na rotina, nos acontecimentos e estruturas.
Pra mim Ghost of Tsushima é um dos jogos que fez isso de forma mais competente até hoje. Outro exemplo bom seria o trabalho do Ueda. Mas nenhum desses usa controles limitados de muleta pra isso, eles de fato se esforçam pra entregar no cenário, trabalho de câmera, quest design (no caso de Xuxinha) e escala.

Nem acho comparável o típico filminho de ação com o gênero "walking simulator", Gone Home eu tô zoom zoom pra lá e pra cá o jogo todo. Ele é "walking sim" porque as únicas coisas que você faz nele são andar e interagir com as coisas, mas o jogo nunca te coloca em uma escala rolante a 2km/h pra te fazer achar que algo importante tá acontecendo, ele te deixa interagir com o jogo e confia que a qualidade do que está naquele mundo é suficiente pra te fazer respeitar a história dele, ele não tenta te colocar na caderiinha de bebê e amarrar bem o cinto pra garantir que você tá prestando atenção.

Pra mim isso acaba tendo o efeito oposto. Eu gosto de apreciar detalhes, eu não gosto de ser forçado a olhar pra um carro explodindo no fim da rua porque a Capcom filha de uma puta não me deixa jogar RE6 por 2 minutos sem tirar a câmera da minha mão.

Por isso dei o exemplo da cutscene de 3 minutos vs a caminhada de 3 minutos. Não tem nada necessariamente "frenético" nessa cutscene, ela só tem mérito artístico por trás dela. Direção de câmera e palco, maior qualidade de animação e com isso atuação não verbal, e por aí vai.

Imagina essa cena como uma sessão de forced slow walking, não seria de mais baixa qualidade? Não tem absolutamente nada frenético sobre essa cutscene, mas é brilhante.

Responder

Mensagens neste Tópico
RE: Senua’s Saga: Hellblade II [Microsoft+Ninja Theory] - por Gbraga - 25-05-2024, 09:15 AM