viceprince escreveu: (25-05-2024, 11:07 AM)Eu acho que depende de cada caso, relendo meu raciocínio e a sua resposta, fiquei com impressão que eu criei dois opostos, em que um é certo e outro errado, um que eu idealizo e outro critico, mas na verdade eu tentei oferecer uma visão de que é um tipo de proposta que pode dar muito certo, como, obviamente, também jogos muito frenéticos e acelerados também podem dar certo por sua vez. Eu acho prazeroso mecanicamente, tanto a travessia lenta e complexa de um DeathStrading, quanto a de alta velocidade e cheia de acrobacias de um SpiderMan 2 e ambas são opostas entre si em termos de cadência e proposta de jogo.Death Stranding ainda não joguei, mas parece ser justamente uma tentativa de transformar a caminhada em mecânica, criar engajamento em algo que na maioria dos jogos é completamente descerebrado, acho bem louvável.
Eu sou defensor de que exista todo tipo de jogo, inclusive que experiências puramente cinematográficas em live-action como Immortality são jogos porque utilizam essa mídia e tem seu grau de interação.
Mas a única coisa que me espanta em torno de todo esse debate (e não me refiro especificamente a nenhuma discussão desse tópico) é como virou senso comum reclamar de jogos que evitam algum tipo direto de combate ou puzzle, como "não-jogos" ou sem gameplay. Andar é tanto mecânica de jogo, como um soco, espadada ou tiro. Não só é puramente possível oferecer gameplay só andando, como um dos primeiros jogos da minha infância é puramente baseado nisso (Frostbite) e na época não era motivo de crítica. Ironicamente um dos jogos indies que mais foi influente nos últimos anos, Vampire Survivors, é só baseado em mover a personagem com as outras variáveis e complexidades baseadas em conhecimento do jogador, mas todo o resto baseado em escolhas, sobre onde e como andar, além de como construir sua trajetória de habilidades numa run.
Sim, andar por si só é uma mecânica, mas um jogo de combate que você só segura um botão e ele faz literalmente todo o combate sozinho seria ridicularizado até mais. FFXV foi ridicularizado só por ter auto combo ao segurar o botão, você ainda precisa fazer o posicionamento, defesa, magia, warping, parry e tudo mais por conta própria, mas só o fato do combo ser segurando o botão já virou motivo de chacota.
Justamente por locomoção ser uma mecânica como qualquer outra que merece a mesma atenção e olhar crítico que qualquer outra. Um jogo de combate descerebrado que você segura o botão e assiste o combate acontecer é um jogo de combate merda. Por que não seria verdade pra caminhada?