Oficial Senua’s Saga: Hellblade II [Microsoft+Ninja Theory]
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Gbraga escreveu: (25-05-2024, 01:02 PM)Death Stranding ainda não joguei, mas parece ser justamente uma tentativa de transformar a caminhada em mecânica, criar engajamento em algo que na maioria dos jogos é completamente descerebrado, acho bem louvável.

Sim, andar por si só é uma mecânica, mas um jogo de combate que você só segura um botão e ele faz literalmente todo o combate sozinho seria ridicularizado até mais. FFXV foi ridicularizado só por ter auto combo ao segurar o botão, você ainda precisa fazer o posicionamento, defesa, magia, warping, parry e tudo mais por conta própria, mas só o fato do combo ser segurando o botão já virou motivo de chacota.

Justamente por locomoção ser uma mecânica como qualquer outra que merece a mesma atenção e olhar crítico que qualquer outra. Um jogo de combate descerebrado que você segura o botão e assiste o combate acontecer é um jogo de combate merda. Por que não seria verdade pra caminhada?
Penso que o maior problema disso tudo é que as pessoas racionalizam o processo de "ser muito simples" ou "fácil" e não percebem que a essência de videogame é interagir com milhares de coisas que muitas vezes só servem para o jogador apertar o botão e ter aquela sensação tátil de que mecanicamente é responsável por algo, mesmo em jogos que sejam essencialmente difíceis.

Lembro ter lido/escutado em alguma entrevista alguém da equipe do primeiro Crash falando que as caixas quebráveis do jogo só surgiram porque perceberam que entre um momento e outro com inimigo ou desafio de plataforma o jogador ficava muito tempo sem interagir de modo que colocar caixa besta para se quebrar apertando um simples botão era muito mais divertido do que não interagir com nada.

Óbvio que existem centenas de casos ruins, mas de um modo geral o andar no jogo oferece ou algum gameplay que exige algum controle para entreter, ou algum nível de diálogo/narrativa, assim como também algum grau de exploração.

Cenas bem dirigidas são um modo melhor de contar histórias de uma maneira geral, mas nem todo jogo tem recursos técnicos e financeiros para fazer bons segmentos de cena e nem toda situação é melhor contada por cenas. Existem muitos casos de narrativa contextual que um cenário pode trazer elementos para tornar aquela cena melhor com elementos não verbais, por exemplo.

Eu não gosto de estabelecer regras sobre o que é bom ou ruim em videogame, porque acho que tudo depende muito de casos e contextos específicos.
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RE: Senua’s Saga: Hellblade II [Microsoft+Ninja Theory] - por viceprince - 25-05-2024, 02:09 PM