Oficial Senua’s Saga: Hellblade II [Microsoft+Ninja Theory]
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Wander escreveu: (25-05-2024, 07:34 PM)Não, não percebo. Vc está deduzindo isso a partir do q eu falei. O q eu disse é q em alguns jogos o combate não é elaborado, até pelo fato de não ser o foco do jogo, enquanto em outros, é extremamente complexo e cheio de nuances. Mas essa parte aí de "todo jogo tem combate" fica por conta da sua interpretação mesmo.

Vc acabou dissertando sobre um monte de coisas que, embora possam ter seu mérito, não têm relação com o q eu falei. Eu não disse q combate é a coisa mais importante, nem q todo jogo deve ter combate, nem q a complexidade de um combate deve ser medida pelo apertar frenético de botões. Eu apenas discordei q seja "criticar demais" vc falar mal de um jogo q se propõe a ter um combate de action RPG e faz isso de maneira rasa, exigindo muito pouco do jogador, seja intelectualmente (ou seja, pensar em estratégias, se atentar ao q está fazendo, etc.), seja do ponto de vista motor (apertar botões com precisão, velocidade, timing correto, etc.).

Resumindo, não acho q é obrigatório um jogo ter um battle system complexo, mas simplicidade é diferente de ser algo raso e estúpido. Por exemplo, Castlevania Symphony of the Night tem um combate simples, mas exige q vc preste atenção ao seu posicionamento e à hora de fazer cada coisa. Isso é perfeitamente normal.

Agora, o q não é normal nem aceitável é um jogo q pretende ser action oriented e mete um combo automático no meio. Isso é das ideias mais pobres já concebidas, pois action rpgs pressupõem justamente uma maior atenção à dinâmica da batalha, não importa o quão simples seja o combate. Se fosse pra segurar um botão e assistir a um filme, era melhor fazer um combate por turnos logo.
Me corrija se eu estiver errado, mas sua citação é baseada em FFXVI no easy mode/conjunto de itens que deixa no easy mode?

Se for isso mesmo, acho que a opção do jogador por tornar a experiência fácil nesse nível, já invalida o argumento de que a base do jogo é essa.

E mesmo que não seja o caso (e seu exemplo seja baseado em outra coisa), acho que não ficou claro, mas meu posicionamento não é que jogos não devem ser criticados, mas sim que vocês tem regras prévias do que é bom ou ruim, sendo que em produtos culturais qualquer suposta regra ou tendência pode ser subvertida. Vários gêneros nasceram de subversão de outros e várias características que viraram estilo são a negação de tendências anteriores.

Na minha visão dá para você criticar que esse jogo ficou ruim por certa escolha ou resultado, mas não é uma estrutura fixa de regra que determina a qualidade disso.
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RE: Senua’s Saga: Hellblade II [Microsoft+Ninja Theory] - por viceprince - 25-05-2024, 08:39 PM