13-06-2024, 10:08 PM
Kotonete escreveu: (13-06-2024, 09:32 PM)Alguém consegue explicar pra mim, um leigo em jogos de luta, qual a diferença entre Fatal Fury e King of Fighters em termos de gameplay?
De fora eu sempre achei que era #tudoigual
Cada série de luta tem algumas caraterística base que sofre algum ajuste/acréscimo a cada lançamento.
KoF tem os times com 3 bonecos, os diferentes tipos de pulo e corrida. Mas já teve edição com 4 personagens, ter que concentrar energia manualmente pra soltar especial (influencia do Art of Fighting), desvio e/ou rolagem, entre outros.
Fatal Fury costumava ter os 2 planos de luta (vc pode ir pra frente ou fundo da tela pra escapar de golpes), acho que foi ele que introduziu o Just Defense (defender no frame correto te dá vantagem), quebrar ou empurrar pra fora da tela como forma de nocaute e escolher uma área da sua barra de energia que te turbina em alguns aspectos. Teve versão com 3 planos de luta tb.
Street Fighter tem o layout de 6 botões (3 socos e 3 chutes variando entre fraco, médio e forte), arquétipos bem definidos (grapplers, zoners, rushdown, etc) que ditam o seu plano de luta, etc.
Então a forma de jogar muda bastante de uma série pra outra. Pular em KoF é essencial enquanto em SF vc evita a todo custo, por exemplo.
Pra alguém que estuda mecânicas de jogo é um ótimo assunto pra se aprofundar.