Silent Bob escreveu: (13-06-2024, 10:08 PM)Cada série de luta tem algumas caraterística base que sofre algum ajuste/acréscimo a cada lançamento.
KoF tem os times com 3 bonecos, os diferentes tipos de pulo e corrida. Mas já teve edição com 4 personagens, ter que concentrar energia manualmente pra soltar especial (influencia do Art of Fighting), desvio e/ou rolagem, entre outros.
Fatal Fury costumava ter os 2 planos de luta (vc pode ir pra frente ou fundo da tela pra escapar de golpes), acho que foi ele que introduziu o Just Defense (defender no frame correto te dá vantagem), quebrar ou empurrar pra fora da tela como forma de nocaute e escolher uma área da sua barra de energia que te turbina em alguns aspectos. Teve versão com 3 planos de luta tb.
Street Fighter tem o layout de 6 botões (3 socos e 3 chutes variando entre fraco, médio e forte), arquétipos bem definidos (grapplers, zoners, rushdown, etc) que ditam o seu plano de luta, etc.
Então a forma de jogar muda bastante de uma série pra outra. Pular em KoF é essencial enquanto em SF vc evita a todo custo, por exemplo.
Pra alguém que estuda mecânicas de jogo é um ótimo assunto pra se aprofundar.
Xzedopau escreveu: (13-06-2024, 10:53 PM)Fatal Fury antigamente tinha o sistema de duas lanes como característica marcante.
https://www.youtube.com/watch?v=Y3LcPY2Y7z4 (Só ver em 1:30)
Mas no garou isso se perdeu e virou uma mistura de street fighter com kof com uns paranauê diferentes.
Bem legal saber todas essas diferenças. Nunca me aprofundei o suficiente pra perceber nem que Fatal Fury tinha esse esqueminha de ir pro fundo do cenário.

[blog]
Acho interessantíssimo o mundo dos jogos de lutinha, minha vontade era de me debulhar na biblioteca de um NeoGeo da vida e conhecer tudo. Fora que já ouvi trilha sonora de jogos como SFIV até meu ouvido sangrar.
Meu problema é que me falta o gene de parar pra pensar no que caralhos eu tô pressionando no controle. Eu sempre começo pensando "ok, decorei os combos desse personagem aqui, bora" e 10 segundos depois eu tô só apertando botões que nem um babuíno.
Até por isso o único de luta tradicional que tiniu comigo a ponto de eu jogar regularmente foi Tatsunoko Vs. Capcom, porque ele foi justamente pensado pra galera mais iniciante e por isso especiais saíam mais fácil. Daí fui pro Ultimate MvsC3 e me diverti nada.
Acho massa que SFVI tem o modo casual lá, mas o que eu queria mesmo era ultrapassar essa barreira mental dos combos pra poder ficar livre e fuçar o resto do gênero.
[/blog]
Vilela escreveu: (14-06-2024, 12:07 AM)de gameplay já explicaram, de público é essa:
Já zanzei pela internet o suficiente pra validar que essa imagem aí é 100% certeira