14-06-2024, 03:10 PM
Talvez algo que te ajude a entender melhor é pensar nos golpes como ferramentas. Tanto os botões quanto os especiais.
No caso do SF, pq usar chute médio se vc tem um mais forte? Pq em geral o médio abaixado, quando acerta, te permite no mínimo encaixar algum outro golpe ou iniciar um combo.
As voadoras do Zangief são outro bom exemplo que dá pra vizualizar bem pelo movimento, praticamente cada botão serve a um propósito diferente pensando em alcance, dano, posicionamento, etc.
Cada personagem tem um "toolkit" e propósito distintos... vc quer causar dano? Abrir a defesa? Empurrar o oponente pro canto pra limitar as opções dele? Então escolha a ferramenta/golpe adequado.
Jogo de luta não é sobre causar dano ou fazer o maior combo, é controle de espaço e risco/recompensa (a diferença entre usar um simples botão como antiaéreo ou um shoryuken que depende de reação e destreza pra causar mais dano e permitir mais situações favoráveis).
No caso do SF, pq usar chute médio se vc tem um mais forte? Pq em geral o médio abaixado, quando acerta, te permite no mínimo encaixar algum outro golpe ou iniciar um combo.
As voadoras do Zangief são outro bom exemplo que dá pra vizualizar bem pelo movimento, praticamente cada botão serve a um propósito diferente pensando em alcance, dano, posicionamento, etc.
Cada personagem tem um "toolkit" e propósito distintos... vc quer causar dano? Abrir a defesa? Empurrar o oponente pro canto pra limitar as opções dele? Então escolha a ferramenta/golpe adequado.
Jogo de luta não é sobre causar dano ou fazer o maior combo, é controle de espaço e risco/recompensa (a diferença entre usar um simples botão como antiaéreo ou um shoryuken que depende de reação e destreza pra causar mais dano e permitir mais situações favoráveis).