23-06-2024, 03:41 PM
(Última alteração: 23-06-2024, 03:46 PM por viceprince.)
Kadaj escreveu: (23-06-2024, 02:39 PM)Cara... Vc viaja.1) Eu nunca disse que estava sendo destacado portáteis de empresas irrelevantes, tanto que meu post inicial de toda a discussão foi citando o Switch demonstrando que o mercado continuou. E mais uma vez eu repito: leia os posts do Jack nesse tópico mesmo, se lamentando que não saem jogos de grandes franquias portáteis, que fica comprovado que, por mais absurdo que seja, ele continua defendendo a tese de que o mercado de "jogo portátil" morreu apesar de existir hardwares portáteis.
1) Era absolutamente claro, óbvio e evidente que estava sendo falado da Sony e não de outras empresas irrelevantes. Vc é que tá teimando. Tectoy... LOPES.
2) Sim, a Sony deixou de investir em portáteis porque eles não conquistaram público com ele (esse sempre foi da Nintendo e continua sendo, os consoles dela têm apelo), e depois de descontinuar os portáteis deles, passaram a focar em VR.
Com o "No lugar, investiu no Move (e em outras bobagens como aquele outro óculos deles), e depois no PSVR." eu estava falando da história da Sony investir em VR. É toda uma linha dentro do mesmo campo: VR. Tiraram os portáteis do mercado e mantiveram isso.
Como eu disse antes, se o PSVR é um acessório ou não, e vc pode chamar ele assim se quiser, isso não faz qualquer diferença uma vez que saem jogos exclusivos para ele. É como se fosse um portátil, embora apele pra um público distinto, mas requer investimento ainda maior do que se fosse independente.
Não vi números, mas chuto que MENOS gente vá comprar ele do que comprou o PSP ou o Vita.
Aliás, a apatia que eu vejo por aí em cima do PSVR é tanta que quando anunciam um jogo, no momento que se diz que é pra esse acessório, as pessoas viram os olhos.
Antes que vc venha me dizer algo: Isso é, obviamente, do meu ponto de vista. Eu não fiz uma grande pesquisa pra te dizer qual AMOSTRAGEM sente isso. É o que eu vi por aí esses dias assistindo a alguns videos sobre aquele evento da Sony.
A Sony prefere manter isso a botar um outro portátil no mercado.
Mesmo que, segundo vc próprio, existam tantos. Ou seja, há demanda.
Eu acho que quem poderia de fato concorrer com a Nintendo é a Sony, e isso ainda pela força da marca. Mas eles não conseguem fazer nada que tenha apelo além do PS5, que é um console bastante tradicional.
Outros fazem seus portáteis e têm vendas mixurucas.
Citar a Tectoy foi uma ironia ao seu post "ninguém se importa com VR ou portáteis de outras marcas", sendo que além dessa notícia recente Tectoy, também é postado coisas importantes de outros VRs, como o anúncio e vídeo de Batman para Quest 3, por exemplo. Meu post claramente foi ironizando, que se até para uma notícia da Tectoy há alguma repercussão, é muito óbvio que inventar que só o que é extremamente popular tem espaço em um fórum que se fala sobre tudo é quase que tentar censurar o gosto alheio sobre o que se falar.
Discutir coisas de nicho nunca foram problemas nesse fórum. E eu nunca disse que VR é algo de aceitação popular, então concordamos sobre a parte de sempre existir reclamação sobre VR em eventos. Mas não é como se também não tivesse reclamação sobre as coisas mais populares possíveis (Fortnite, CoD e FIFA) nas conferências. Acho que tem mais relação com gosto do que com popularidade (mesmo concordando que VR não é popular).
2) Jogos exclusivos saem para qualquer acessório que fujam do padrão do que é um controle normal, desde uma light gun, uma câmera de movimento ou controle de movimento.
Sequer faz sentido alguém reclamar que a Sony gasta recursos com isso a partir do momento que são os primeiros a falar que a Sony não dá suporte exclusivo para o PSVR2.
3) Sobre existir demanda para portáteis, óbvio que sim, mas tudo depende das expectativas de lucro, posicionamento da empresa e mercado. Sony, Microsoft e Nintendo não querem só fechar no azul, eles tem expectativas de grandes lucros, então, ao contrário de uma fabricante chinesa que só quer vender seu hardware com lucro, um novo Playstation Portátil precisaria justificar muito mais o alto investimento do que uma série de iniciativas baratas que vem aumentando a margem de lucro da empresa.
Por fim, caso suas duas hipóteses em relação ao post do Jack estejam corretas e a fala fosse única e exclusivamente a minha pessoa e extremamente restrita a um portátil da Sony, ele foi ainda mais desonesto do que parece, porque justamente eu que dei suporte a todos portáteis da Sony não merecia ser acusado como aquele responsável por matar esse produto, simplesmente por gostar de VR. Nesse caso, pior ainda você fazer coro a ele quando eu afirmei que o mercado de portáteis não depende da Sony e outros segmentos não roubam recursos dos portáteis.