25-08-2024, 02:47 PM
viceprince escreveu: (25-08-2024, 02:27 PM)Em projetos muito longos é preciso avaliar o contexto dos diferentes anos e períodos que as decisões são tomadas. Factions provavelmente começou a ser feito em paralelo a The Last of Us Part II que foi um projeto que teve adiamentos, passou por vazamentos do estúdio, custou mais do que era previsto e que, do ponto de vista financeiro, não daria maior retorno estando agregado ao jogo base que já vendeu bem por U$60, ganhou todos os prêmios possíveis e foi aclamado pela crítica, de modo que ele só fazia sentido, como um produto a parte. Nesse processo de finalização de The Last of Us II, gente que estava no Factions teve que ajudar a equipe principal (pandemia com trabalho remoto) e a Sony começava todo seu planejamento de vários GaaS.
O cancelamento de Factions já ocorre num momento posterior em que a Sony já vinha perdendo dinheiro com GaaS, com o custo de desenvolvimento do jogo (agora não era mais um modo barato, era para ser um jogo sustentável por uma década), ao mesmo tempo que suas IPs davam um bom retorno em outras mídias (Uncharted no cinema e The Last of Us na HBO). Por conta de tudo isso, eles tinham mais poder para convencer a Sony do que antes e a troca de CEO provavelmente também ajudou a tomar essa decisão.
É mais lógico supor que a partir do momento que você tenha dados mais robustos demonstrando quais caminhos e competências daquele estúdio rendem mais dinheiro que seja mais fácil convencer o escalão de cima a aceitar certas decisões.
ps: eu não disse que fazer MP ao formato antigo é mais difícil ou que não existam exemplares, mas não faz sentido do ponto de vista comercial para a maioria das franquias. Talvez apenas COD, das franquias gigantes, ainda saía nesse formato, não? E isso porque a Activision coloca quase todos seus estúdios só para fazer COD e tem vários exemplares da série exclusivamente multiplayer.
você ta muito prolixo fazendo o PR deles, não é um estúdio indie que estamos falando, na pior das hipóteses eles trocavam o suporte que Uncharted 4 precisa pelo que um teórico modo MP de TLOU 2 poderia precisar, simplesmente não existe desculpa para largar todo trabalho que foi feito no factions
e eles desenvolveram aquele modo roguelike lá.
Se eles adaptaram conteúdo do factions para aquilo, com certeza poderia ter feito algo convencional e mais básico
Se desenvolveram isso ai em paralelo, mostra ainda mais que não necessariamente é esforço demais pra eles trabalharem em algo menos ambicioso, ainda mais que esse modo é de graça com a versão
fato é que a gente pode ficar aqui debatendo definições mas ela não entregou nem um projeto maior megalomaníaco, nem entregou algo mais pessoal para os fãs
curiosamente aquele modo roguelike parece muito bem feito, é só não ficar cheirando o próprio peido, pensando que tudo que fazem tem que ser um superlativo dos games que sai jogo ali numa boa