Wander escreveu: (17-10-2024, 05:32 PM)O q vc tá defendendo é basicamente q "RPG é uma ideia". Se não existem características próprias do gênero, então qualquer coisa pode ser RPG. Posso chamar shmup de navinha de RPG tbm
O q eu estou dizendo é q normalmente RPGs japoneses não são sobre política, pelo menos não dessa forma panfletária/ideológica de hoje. É diferente de vc querer fazer uma crítica social sincera, não dar copy/paste nas bobagens de twitteiro vagabundo ocidental.
E eu não tenho aversão a coisas diferentes do q eu penso. Tenho aversão à doutrinação. Fica muito claro qdo só um lado do espectro político é frequentemente defendido em obras de ficção q isso tem uma intenção por trás, q é fazer a cabeça das pessoas.
Sobre o q eu posto, bom, vcs ficam o tempo todo trazendo pra cá esse tipo de conteúdo, como aquela história da série de Tomb Raider, então eu apenas reajo a um movimento obsessivo e repetitivo da sociedade de querer deturpar o q é bom, o q é belo, o q sempre foi padrão como algo ok, etc. Eu tenho uma visão do q é normal, pois afinal todo mundo tem ideias, ninguém abraça o caos.
Não entendi nada do q vc tá falando sobre Metroid, tá insinuando algo só pq a protagonista é mulher? Como se eu tivesse reclamado disso alguma vez.![]()
E vc não entendeu nada sobre MGS3, primeiro q o Big Boss é o vilão da série, então não é como se o Kojima estivesse defendendo qualquer tipo de apologia ao esquerdismo/comunismo, pelo contrário, os vilões do jogo são russos querendo construir uma arma letal pra dominar o mundo, segundo q ele só está mostrando q as coisas não são "preto no branco", ou seja, os EUA tbm tem canalhices históricas, as quais eu conheço e não nego, o q não significa simpatizar com o outro lado. Big Boss nada tem a ver com Che Guevara.
Devo ter jogado, pq só vi ali uma história de adolescentes tendo conflitos de adolescentes e tentando salvar o mundo, não vi política, perdão.
nem foi o que você falou no começo, inicialmente você nem sabia do que o Metaphor se tratava e já foi no modo full extrema direita definindo o que tem ou não que ter na história de JRPG, você quem merece um

e o Kojima é comunistaço, tem que aceitar se quiser jogar MGS, duro golpe
![[Imagem: maxresdefault.jpg]](https://i.ytimg.com/vi/TBMfvvCHFTM/maxresdefault.jpg)
HeRinger escreveu: (17-10-2024, 05:38 PM)Big Boss é 100% inpirado na figura do Che Guevara. Basta jogar Peace Walker e Phantom Pain para ver isso aí.
Em Peace Walker ele é literalmente chamado de "El Che" pelo Chico. O próprio Big Boss também mete um quote do Che Guevara em determinado momento.
Mas tem os spins do Kojima, claro. Um dos spins é trocar proletariado por soldados, mas a influência tá ali.
É só inspirado para fins criativos, não é necessariamente uma apologia ideológica. Che Guevara é um símbolo pop culture no mundo inteiro, normal isso aí.
Kojima é full comunista, vai ser dureza para o Serge lidar com essa nova descoberta...