Gbraga escreveu: (17-10-2024, 05:17 PM)Mesmo ignorando o tanto de clássico que essa afirmação diz que não é um RPG japonês, quem caralho é tu pra dizer o que é pra ter em RPG japonês sobre a opinião de um aclamado diretor japonês de RPG?
Parece branquela rica querendo salvar preto pobre com o post dela sobre cabelo afro no instagram. RPG japonês tem que ter o que caralho o japonês que tá fazendo quiser colocar.
Não confundir com bobagem imposta pelo ocidente, no entanto. Se a pessoa a cargo da franquia DQ inteira tá reclamando de mongoloidice de Type 1 e Type 2, aí já é de se reclamar de fato. Isso sim é politização desnecessária e forçada. Mas um escritor escrevendo sobre o que ele quiser escrever é bola pra frente.
O caba abertamente falou em entrevista que pra ele o evento mais interessante dos últimos anos (na época) e que impactou o trabalho dele foi a eleição do Trump, e como era um exemplo chave da ascenção do populismo na política internacional. Esse cara que tu vai argumentar que nunca antes falou de política?
Que existe política em obras de ficção, inclusive jogos, é fato. FFXII, q eu adoro, é um jogo q fala demais sobre maquinacoes políticas. Mas a minha crítica é q qdo uma obra se torna um instrumento de propagação de uma ideologia, e não só uma discussão normal sobre um tema universal como a política, aí perde o valor artístico. Reflexões feitas com sinceridade e independência intelectual são uma coisa, propaganda ideológica feita só pra pagar pau pra um regime ou ideologia é outra. Por exemplo, a literatura de Máximo Gorki só existia pra falar bem do regime da URSS. Aí eu te pergunto onde está a honestidade e até a liberdade de pensamento do artista? É como se ele vivesse com uma arma apontada pra cabeça, sendo obrigado a escrever o q não pensa. Ou então, às vezes ele mesmo é o manipulador q sabe q não está sendo honesto, mas quer intencionalmente fazer a cabeça das pessoas.
Então qdo eu digo q "não deveria ter política", não é no sentido de querer "proibir" um tema de ser discutido, é apenas criticando o fato de tentarem manipular a consciência das pessoas com uma narrativa ideológica tendenciosa.
E sobre seu último parágrafo, não, eu não falei nada sobre o autor, falei q é errado ficar usando uma obra de ficção pra propagar ideologias espúrias como o comunismo e fazer a cabeça dos outros como se fosse uma coisa maravilhosa. Não é simplesmente discutir política q é a questão.
HeRinger escreveu: (17-10-2024, 05:27 PM)
Não é literalmente o manifesto comunista, isso é zoeira da galera. É um livro de "fantasia" que teoricamente está descrevendo alguns preceitos de repúblicas democráticas.
Não deixa de ser ideológico tbm anyway. É q a pessoa não coloca vários personagens com visões de mundo antagônicas tendo igual espaço pra falar e se digladiar, coloca como "herói" da história o revolucionário assassino q quer se fazer de bonzinho pros outros. E ainda quer ter a pachorra de dizer q está só usando sua liberdade de expressão. Não, ele está tentando condicionar o pensamento de uma massa com isso. Não é diferente das mentiras de um político em campanha eleitoral.
HeRinger escreveu: (17-10-2024, 05:38 PM)
Big Boss é 100% inpirado na figura do Che Guevara. Basta jogar Peace Walker e Phantom Pain para ver isso aí.

Em Peace Walker ele é literalmente chamado de "El Che" pelo Chico. O próprio Big Boss também mete um quote do Che Guevara em determinado momento.
Mas tem os spins do Kojima, claro. Um dos spins é trocar proletariado por soldados, mas a influência tá ali.
É só inspirado para fins criativos, não é necessariamente uma apologia ideológica. Che Guevara é um símbolo pop culture no mundo inteiro, normal isso aí.
Tem uma coisa sobre MGS, é q o Big Boss inicialmente estava lutando pelo bem, mas se perde no meio do caminho e começa gradativamente a virar o vilão. Tem muito a ver com os traumas vividos por ele, principalmente em relação à perda da Boss.
Então esses jogos pós-MGS3 mostram como ele vai perdendo a mão e se tornando aos poucos alguém mau. Mas dizer q o Kojima está apoiando isso é pura trollagem, qdo o herói da série é bem ao contrário disso e é o mocinho q vence no final.