Update do PC satânico do meu primo: não FAÇO IDEIA do que impacte na performance dos jogos, mas o PC está um brinco, tinindo, iniciando SO muito rápido, multi tasking perfeito, troquei pasta térmica, abri a fonte, limpei, fiz uma geral geralzona mesmo. Formatei limpo, configurei a BIOS (ativei o XMP da memória, setei a placa pra usar sempre PCI 3, etc) e testei os games (segundo ele é pra game e estudos / projetos, pois trabalha com Autocad):
Alan Wake 2 => rodou legal, com quedas normais de fps mas sem stutterings, o que é uma vitória;
Hogwarts Legacy => impossível isso aqui rodar sem stuttering nessa config, tentei de tudo, só DLSS pra ajudar, jogo mal portado demais;
Kena Bridge of Spirits => Rodando liso, mas em "novas áreas", ainda há um stuttering chato, mas segundo ele, ele pode se acostumar com isso, porém agora o jogo tá liso, FHD 144hz;
Witcher 3 => Esse aqui foi a surpresa, pois está perfeito, liso, 100%, a linha do frame time parece uma régua de tão reta e fluída;
Assassin's Creed Odissey => outro que me surpreendeu, rodando liso, muito bom.
CONFIG:
Ryzen 7 5700x
RTX 3060 ti da GALAX
1x16GB RAM 3200mhz
SSD 1TB M.2
Fonte Corsair 650w 80plus bronze
MB Gigabyte B450m Gaming
Enfim, acho que chegamos no final dessa saga. Obrigado à todas as recomendações e indicações. Se houverem novos episódios, abriremos uma nova season
Alan Wake 2 => rodou legal, com quedas normais de fps mas sem stutterings, o que é uma vitória;
Hogwarts Legacy => impossível isso aqui rodar sem stuttering nessa config, tentei de tudo, só DLSS pra ajudar, jogo mal portado demais;
Kena Bridge of Spirits => Rodando liso, mas em "novas áreas", ainda há um stuttering chato, mas segundo ele, ele pode se acostumar com isso, porém agora o jogo tá liso, FHD 144hz;
Witcher 3 => Esse aqui foi a surpresa, pois está perfeito, liso, 100%, a linha do frame time parece uma régua de tão reta e fluída;
Assassin's Creed Odissey => outro que me surpreendeu, rodando liso, muito bom.
CONFIG:
Ryzen 7 5700x
RTX 3060 ti da GALAX
1x16GB RAM 3200mhz
SSD 1TB M.2
Fonte Corsair 650w 80plus bronze
MB Gigabyte B450m Gaming
Enfim, acho que chegamos no final dessa saga. Obrigado à todas as recomendações e indicações. Se houverem novos episódios, abriremos uma nova season