15-12-2024, 11:59 PM
Imigrante Italiano escreveu: (15-12-2024, 11:43 PM)
Terminei Final Fantasy XIII, no PS3. Deu 75h14, incluindo um pouco do pós-game.
Começando pelas partes boas: os visuais são um espetáculo. Gráficos, arte, animações, tudo. Todo santo cenário eu parava pra observar o capricho e criatividade que eles foram feitos, do início ao fim. Com uma maquiada se passa fácil por um jogo atual. As músicas também são top de linha, como de costume. O combate demora pra engrenar de vez (mais disso abaixo), mas depois é muito bom. Mudar de classes no meio da luta é uma ótima ideia e faz tudo ser mais dinâmico e estratégico, muito satisfatório.
A party é... ok. Não achei a Lighting uma protagonista ruim como muitos, mas ela não sai muito do lugar também. Quero dizer, ela lembra o Cluod em Midgar, mas o desenvolvimento dela conforme o jogo anda não é tão bom quanto. Toda a party têm ótimos momentos Sazh descobrindo a verdade sobre a Vanille, por exemplo e momentos que não fazem sentido nenhum Eidolons do Hope e Fang. No geral acho que coloco eles mais ou menos no nível da party do VIII, mas bem abaixo da maioria dos outros FF. Barthandelus é o vilão mais irrelevante que eu já vi.
A história é estranha. Em teoria é interessante, nada muito diferente do que se espera num FF, mas a narrativa é péssima. Se você acompanhar só as cutscenes, sem parar pra ler datalogs (ou seja, como todo FF anterior) a história é uma bagunça. Não ajuda que vários termos soam parecidos uns com ou outros (fal'cie, l'cie, cie'th, etc).
Eu joguei já sabendo disso então li tudo, e de fato é muito mais tranquilo entender dessa maneira. Mas ainda continua sendo um problema, datalogs são bons pra complementar, e não pra entender o básico da história. E mesmo com tudo isso, ainda achei o final um tanto vago. É impressão minha ou tem várias coisas que o jogo nem explica direito, mesmo com o datalogs?
A linearidade é o pior problema do jogo de longe, mas não é só isso. São várias limitações que não são tão ruins sozinhas, mas todas elas têm um efeito cumulativo de fazer as primeiras 25-30 horas do jogo parecerem estar no piloto automático. Até em Pulse, que é quanto o jogo te libera 100%, várias das side-quests te forçam backtracking da maneira mais demorada possível. São muitos motivos pra colocar todos aqui, mas em resumo a linearidade trabalha a favor de Final Fantasy X, enquanto trabalha contra XIII.
Não acho que XIII seja um desastre total, mas é o FF mais fraco que já joguei. Eu consigo entender perfeitamente o porquê da decepção na época. FFX e VII Remake também são lineares, mas são jogos muito melhores.
O visual é totalmente inconstante quando você chega em Gran Pulse. Que se torna um campo aberto de Zelda do GC em resolução maior, mas muito mal feito tanto artisticamente como tecnicamente.
Essa cena do Sazh tentando assassinar a Vannile é péssima. Se os desenvolvedores o fizessem matar ela, poderia ser facilmente uma das melhores cenas da série num dos piores jogos da franquia. Ponto.
O sistema de batalha tem muitos defeitos. Só pra citar um grande. No último chefe ele tem um ataque One Kit Kill. Se pegar no Main Character é Game Over na hora. Me lembro de tentar acho que 2 ou 3 vezes por causa disso.
No mais, sim, jogo estranho.