17-01-2025, 03:41 PM
![[Imagem: Fantasian_Cover_Art.png]](https://upload.wikimedia.org/wikipedia/en/3/3c/Fantasian_Cover_Art.png)
terminei o fantasian. 73 horas, provavelmente dá pra fazer em muito menos . terceiro RPG que termino em menos de um mês, junto com metaphor e eiyuden, depois de um tempão sem jogar nada direito.
Gostei demais. Me lembra muito a square dos anos de ouro, tem um pouco de CT , e "um muito" de FF antigo em sua estrutura e no gameplay loop em geral
O bom: estilo gráfico (não sou super fã dos dioramas, quiçá pre render era mais bonito e mais barato, mas alguns cenários são top tipo a ultima dungeon) , dungeons curtas, combate divertido, personagens diferentes e dá pra usar todos . a história é legal tb
o ruim: linear demais na primeira metade e quase nada na segunda. dificil DEMAIS, (morri 4x no ultimo boss) o jogo limita o xp na segunda metade.
Enfim, no fim das contas tem muita produção nesse jogo.
Sei que a UI é tensa e "parece mobile" (claro), mas o jogo é 100% um jogo do ps1/ps2 em seu core.
Fiquei surpreso como tem uma distinção clara da parte 1 pra parte 2 , na primeira é super linear, e os personagens interagem bastante uns com os outros... na segunda, até por ser menos linear, isso é perdido. mas isso entra em conflito com a dificuldade. Como o jogo limita o XP se você tiver acima do level sugerido, meio que te força a ir bem na ordem, variando muito pouco, mas aí as cenas não sabem direito quais personagens tu pegou então eles não aparecem mais juntos até praticamente a reta final .
fiquei meio perdido na história por que tem uma relação entre uns personagens que aparece DO NADA DO NADÃO, e tem a ver com a melhor waifu. mas tirando isso achei satisfatório. A história não tem nada super original muito mas também não tem nada de errado.