20-01-2025, 01:08 AM
Terminei Control, wtf foi esse final 
Achei o jogo muito bom em questão da parte videogame, era um jogo que tinha tudo para ser o oposto disso aqui com tanto de conversa, filminho e anotações, mas é basicamente tudo ignoravel, você pode só jogar o game
De pontos positivos o jogo tem um gameplay legal, tem exploração com as partes plataformas, chefes com mecânicas unicas, um variedade razoavel de inimigos, uma ambientação surrealista muito legal, ótimos levels
Agora, tem pontos negativos muito detratores para mim
Para um jogo de historinha, tem uma sequência de eventos MUITO aleatória e ruim, você não tem nada nos eventos do jogo que dê um senso de urgência, não tem um antagonista definido, fica só dessa abstração do Hiss mas é dificil comprar a aventura quando você não entende muito o que ta acontecendo
Falando em acontecimentos, os personagens agem de maneira muito bobo alegre, a Jesse mesmo não parece agir de maneira que faz sentido com o que ta acontecendo na tela, ela é tipo o Drake soltando piadinhas monologo a todo instante, só que o problema é que esse mundo é essa coisa paranormal lokona, não casa nem um pouco com a vibe,é muito estranho
Era para esse jogo ter uma pegada mais parecida com Silent Hill, que os personagens são cripticos no que falam e você tenta entender na terceira pessoa como jogador, o seu personagem não tem plena compreensão do que ta acontecendo, a maneira que a Jesse fica narrando mata todo o mistério do jogo, você não entende muito bem o que ta acontecendo mas não tem esse suspense, é só um bando de acontecimentos aleatórios
Além do problema do excesso de documentos e filminhos que achei boring, achei a estrutura de side quests na sua maioria péssimos, nem cabe side missions nesse jogo, "mata esses mofo aqui" "ilumine essas plantinhas" "leva isso daqui para ali" só tornam o game artficialmente mais longo.
Algumas das sides que levam você para uma area secundária e boss para mim já seriam o suficiente, pq a verdadeira recomempesa ta literalmente em matar o boss, fazer a parada com os objetos lá, interagir com o cenário, não o conteúdo genérico.
O modo survivor da jukebox mesmo é repetir a mesma bosta 3x
ta de sacanagem
Poderia explorar muito mais cenários como o labirinto ou o plano astral para fazer esses desafios, parecido com um VR training de MGS, sei lá, alguma coisa mais trabalhada
Outra coisa é que o sistema de upgrades e perks é extremamente bunda, não é RPG mas tbm não é um bagulho direto e sucinto, você ganha experiência que não serve para nada depois que habilitou as armas, você tbm não faz uso de todas as armas pq não tem gerenciamento de recursos, a arma que lança minas explosivas não tem qualquer sentido de existir nesse jogo por exemplo, depois que peguei Pierce e Charge praticamente não liguei mais nem para trocar os slots da arma, só fui pegar coisa melhor no final da DLC, torna praticamente o sistema de loot inutil e mal feito, parece inacabado, novamente nem parece que cabe aqui esse estilo, é muito meia boca, por consequência os baus são praticamente dispensaveis, não tem um valor uma vez que você vai ganhar a mesma coisa de lutinhas normais
Alias nem "pegar briga" igual JRPG faz sentido aqui, já que essa parte """RPG""" com loot e perk não é desenvolvida plenamente, os encontros definidos já seriam o suficiente para esse tipo de jogo
Enfim, gostei do jogo em alguns aspectos, achei divertido, acho que os devs tem mais gabarito para fazer um jogo bom que 99% dos devs ocidentais, todos os ingredientes para fazer jogo bom estão ai, mas justamente essa parte de historinha e musiquinha com minha bandinha IRL que é o bait para papar prémio e showzinho na TGA é o que se destaca, e é justamente o que eu não dou a minima
apesar dessa muralha eu gostei do jogo, dou 8/10 pq eu achei bem divertido, a Jesse não é irritante ou ruim, é só a narrativa desse jogo que é uma bagunça altamente conceitual, mas não é um treco complexo e profundo, é artificialmente cinematico por querer ser cinematico

Achei o jogo muito bom em questão da parte videogame, era um jogo que tinha tudo para ser o oposto disso aqui com tanto de conversa, filminho e anotações, mas é basicamente tudo ignoravel, você pode só jogar o game
De pontos positivos o jogo tem um gameplay legal, tem exploração com as partes plataformas, chefes com mecânicas unicas, um variedade razoavel de inimigos, uma ambientação surrealista muito legal, ótimos levels
Agora, tem pontos negativos muito detratores para mim
Para um jogo de historinha, tem uma sequência de eventos MUITO aleatória e ruim, você não tem nada nos eventos do jogo que dê um senso de urgência, não tem um antagonista definido, fica só dessa abstração do Hiss mas é dificil comprar a aventura quando você não entende muito o que ta acontecendo
Falando em acontecimentos, os personagens agem de maneira muito bobo alegre, a Jesse mesmo não parece agir de maneira que faz sentido com o que ta acontecendo na tela, ela é tipo o Drake soltando piadinhas monologo a todo instante, só que o problema é que esse mundo é essa coisa paranormal lokona, não casa nem um pouco com a vibe,é muito estranho
Era para esse jogo ter uma pegada mais parecida com Silent Hill, que os personagens são cripticos no que falam e você tenta entender na terceira pessoa como jogador, o seu personagem não tem plena compreensão do que ta acontecendo, a maneira que a Jesse fica narrando mata todo o mistério do jogo, você não entende muito bem o que ta acontecendo mas não tem esse suspense, é só um bando de acontecimentos aleatórios
Além do problema do excesso de documentos e filminhos que achei boring, achei a estrutura de side quests na sua maioria péssimos, nem cabe side missions nesse jogo, "mata esses mofo aqui" "ilumine essas plantinhas" "leva isso daqui para ali" só tornam o game artficialmente mais longo.
Algumas das sides que levam você para uma area secundária e boss para mim já seriam o suficiente, pq a verdadeira recomempesa ta literalmente em matar o boss, fazer a parada com os objetos lá, interagir com o cenário, não o conteúdo genérico.
O modo survivor da jukebox mesmo é repetir a mesma bosta 3x

Poderia explorar muito mais cenários como o labirinto ou o plano astral para fazer esses desafios, parecido com um VR training de MGS, sei lá, alguma coisa mais trabalhada
Outra coisa é que o sistema de upgrades e perks é extremamente bunda, não é RPG mas tbm não é um bagulho direto e sucinto, você ganha experiência que não serve para nada depois que habilitou as armas, você tbm não faz uso de todas as armas pq não tem gerenciamento de recursos, a arma que lança minas explosivas não tem qualquer sentido de existir nesse jogo por exemplo, depois que peguei Pierce e Charge praticamente não liguei mais nem para trocar os slots da arma, só fui pegar coisa melhor no final da DLC, torna praticamente o sistema de loot inutil e mal feito, parece inacabado, novamente nem parece que cabe aqui esse estilo, é muito meia boca, por consequência os baus são praticamente dispensaveis, não tem um valor uma vez que você vai ganhar a mesma coisa de lutinhas normais
Alias nem "pegar briga" igual JRPG faz sentido aqui, já que essa parte """RPG""" com loot e perk não é desenvolvida plenamente, os encontros definidos já seriam o suficiente para esse tipo de jogo
Enfim, gostei do jogo em alguns aspectos, achei divertido, acho que os devs tem mais gabarito para fazer um jogo bom que 99% dos devs ocidentais, todos os ingredientes para fazer jogo bom estão ai, mas justamente essa parte de historinha e musiquinha com minha bandinha IRL que é o bait para papar prémio e showzinho na TGA é o que se destaca, e é justamente o que eu não dou a minima
apesar dessa muralha eu gostei do jogo, dou 8/10 pq eu achei bem divertido, a Jesse não é irritante ou ruim, é só a narrativa desse jogo que é uma bagunça altamente conceitual, mas não é um treco complexo e profundo, é artificialmente cinematico por querer ser cinematico