03-02-2025, 01:11 AM
![[Imagem: SI_NDS_SuperMario64DS_image1600w.jpg]](https://www.nintendo.com/eu/media/images/10_share_images/games_15/nintendo_ds_22/SI_NDS_SuperMario64DS_image1600w.jpg)
Super Mario 64 DS devidamente zerado.

A única vez que tinha zerado esse jogo foi quando eu era gurí, e graças à fantástica neuroplasticidade infantil (ou baixo senso crítico), nunca tive nada pra reclamar dos controles, até estranha reviews criticando. Tentei rejogar na faculdade e achei intragável, mas rejogando agora, por algum motivo, clicou. Até zerar, vira e mexe o controle não respondia como eu esperava/queria, mas passadas as primeiras 30 estrelas, deixou de ser um incômodo jogar um jogo 3D desses no D-Pad.
Esse jogo conseguiu algo que eu achava impossível, que era me fazer ver falhas no Mario 64, que é um jogo que eu joguei tanto que não conseguia nem mais ser objetivo.

Com exceção dos controles, achei todas as mudanças bem vindas, mas só jogando ele lado a lado com o original que eu finalmente dei o devido valor às vantagens desse remake, como fases que sofreram mudanças leves porém muito úteis de qualidade de vida aqui e ali; todas elas terem mais moedas, pra facilitar coletar a estrela de 100 moedas; os bonés ficarem mais presentes e em mais fases, etc. Fora estrelas que foram removidas/reformuladas pra ficarem mais interessantes/menos obtusas.
Os pontos acima por si só já deixam o jogo em outro patamar, mas o fato dessa versão ter novos personagens, estrelas novas em todas as fases velhas e ainda apresentar fases novas (ainda que elas sejam pequenas) quase que me deram um sentimento de estar jogando um Mario 64 2. Gostei demais.

Até o visual me pegou de surpresa: eu achava que era só o Mario 64 rodando sem anti-alias (já que o DS não tem), mas o jogo todo tá mais bonito: não só texturas, mas todos os modelos foram refeitos, e algumas coisas que no original eram um 2D com billboard aqui viraram modelos 3D. Nintendo tirou leite de pedra com esse remake.
Talvez seja uma opinião polêmica, mas pra mim, os controles são a única coisa que impedem esse jogo de ser a versão definitiva de Mario 64. Se relançassem esse jogo pro Switch sem mexer em nada além do analógico, eu não veria motivo pra recomendar o original em vez desse.